The Cult

Banda formada em Bradford no ano de 1981. Originalmente denominada Southern Dead Cult e, posteriormente, Dead Cult, a banda era formada pelo vocalista Ian Astbury, Haq Quereshi (bateria), David Burrows (guitarra) e Barry Jepson (baixo).
Depois de editarem um álbum homónimo em 1982, os Southern Dead Cult fizeram as primeiras partes dos concertos dos Bauhaus na sua digressão. De seguida, mudaram o nome para Dead Cult para evitarem conotações punk. Editaram um outro álbum homónimo em 1983 e alteraram novamente o nome da banda para The Cult, evitando assim a classificação de banda gótica.
O maior sucesso dos The Cult surge em 1985, com Electric. Um álbum hard rock, com influências fortes de Led Zeppelin, que inclui sucessos como «She Sells Santuary» e «Rain».
Tornaram-se numa banda de culto, com um enorme grupo de seguidores e com o sucesso garantido virtualmente. Contudo, Ian Astbury saiu depois da contribuição da banda para o disco de tributo a Kurt Cobain em 1994, para formar os Holy Barbarians.
Como referenciar: The Cult in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-20 16:52:11]. Disponível na Internet: