The Matrix (trilogia)

Trilogia norte-americana de ficção científica escrita e realizada pelos irmãos Andy e Larry Wachowski. O primeiro filme, The Matrix, surgiu em 1999 e as duas sequelas estrearam em 2003 - primeiro The Matrix Reloaded e finalmente The Matrix Revolutions. Os intérpretes principais são Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss, Hugo Weaving, Jada Pinkett Smith e Monica Bellucci.
A ação do primeiro filme situa-se num ambiente futurista que apresenta a Terra como uma ilusão computadorizada (conhecida como "Matrix") concebida por máquinas de avançada inteligência. Keanu Reeves interpreta o papel de Neo, um hacker que é raptado por um grupo de rebeldes liderado pelo poderoso Morpheus (Laurence Fishburne). Este grupo tenta convencer Neo de que ele é uma espécie de messias, "O Escolhido", único, com poderes especiais para libertar o mundo da influência das poderosas máquinas e dos seus agentes especiais, liderados por Mr. Smith (Hugo Weaving). Apesar do ceticismo de Neo, há uma profecia que diz que foi ele que estabeleceu a cidade livre de Zion e será ele a trazer a liberdade a todos. Morpheus acaba por ser capturado, mas Neo salva-o, sendo depois morto pelos agentes ao serviço das máquinas. Entretanto, Trinity (Carrie-Anne Moss), rebelde do grupo de Morpheus que se apaixonara por Neo, recusa-se a acreditar na morte dele e ao beijá-lo trá-lo de volta à vida.
No segundo capítulo, The Matrix Reloaded, as máquinas iniciam o assalto final à cidade de Zion (último bastião da Humanidade). Morpheus acredita que serão salvos por Neo e que a "Oráculo" lhes explicará como. Neo, que já se convencera ser "O Escolhido", tem pesadelos sobre a morte de Trinity que teme que se concretizem. Encontra-se com a "Oráculo" e descobre tratar-se de um programa de computador criado pelas máquinas. Esta indica-lhe o caminho a seguir, mas isso acarretará a morte de Trinity. Neo chega à presença do Arquiteto, o programa que construiu a "Matrix", que lhe explica a complexa história da "Matrix" e o confronta com uma escolha terrível: ou cumpre a sua tarefa e perpetua o ciclo da "Matrix" (gerando uma nova Zion numa nova "Matrix") ou desafia-os e nesse caso Zion será destruída para sempre. Neo opta pela segunda hipótese e sai a tempo de salvar Trinity, devolvendo-lhe a vida com os seus poderes. Descobre também que consegue usar os seus poderes no mundo real, mas logo fica inconsciente. No capítulo final, The Matrix Revolutions, Mr. Smith ganha um poder absoluto que foge ao controlo das máquinas e lhe permite gerir a "Matrix" à sua vontade. Neo desloca-se à cidade das máquinas e depois de vencer as suas defesas oferece-se para destruir Smith em troca da paz. As máquinas aceitam e param o ataque a Zion. Toda a "Matrix" está povoada de Smiths. Smith, que ganha o poder de possuir todos os outros programas tornando-se cada vez mais poderoso, luta com Neo que percebe que só morrendo o conseguirá derrotar. Neo deixa-se então possuir e morre no mundo real. Assim que Smith o absorve, percebe que não o pode conter e todos os Smiths começam a explodir. A "Matrix" reconfigura-se e todos os possuídos voltam ao estado original. Em Zion, as pessoas apercebem-se de que Neo lhes trouxera finalmente a paz.
The Matrix foi um êxito surpreendente em 1999 pela mistura de um argumento original, cheio de referências bíblicas e filosóficas, com um visual elegante e inovador, repleto de efeitos visuais fascinantes. Ficou para a história a técnica do bullet time, onde diversas câmaras filmam em simultâneo uma cena, permitindo que depois esta seja manipulada em termos temporais. Venceu quatro óscares em categorias técnicas: Melhor Montagem, Efeitos Visuais, Som e Efeitos Sonoros.
Com um culto crescente e diversas imitações, foram filmadas em simultâneo (com um enorme orçamento) as duas sequelas, que estrearam no mesmo ano, quatro anos depois do original. Com uma menor profundidade de argumento, mas com efeitos visuais ainda mais estonteantes, foram sucessos menores de crítica, mas grandes sucessos de bilheteira.
O universo The Matrix tornou-se de um culto mundial só comparável à saga de Star Wars, gerando inúmeros clubes de fãs, de discussões, de imitações, etc. Neste âmbito, destaca-se The Animatrix, uma série de 9 curtas-metragens de animação passadas no mundo da "Matrix".
Como referenciar: The Matrix (trilogia) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-23 00:56:06]. Disponível na Internet: