This Mortal Coil

Banda inglesa formada em 1983 por Ivo Watts-Russell (coproprietário da editora 4AD). É composta por vários artistas (muitos deles da editora 4AD) que, em conjunto, interpretam temas da escolha de Ivo.
Nesse mesmo ano, editam uma versão de «Song to the Siren» de Tim Buckley, que rapidamente se torna um sucesso no meio underground. Em 1984, surge It'll End in Tears, que conta com a colaboração de músicos como Elizabeth Fraser (Cocteau Twins), Lisa Gerrard e Brendan Perry (Dead Can Dance), entre outros. O álbum contém interpretações de temas de Tim Buckley e Syd Barret, assim como alguns originais. Na mesma linha musical, editam em 1986 Filigree and Shadow.
O seu último álbum (pois este era um projeto com morte anunciada, dado que não tinha fins comerciais) surge em 1991, Blood. Aqui, destacam-se as colaborações de Kim Deal (Breeders/Pixies) e Tonya Donelly (Belly), assim como interpretações de temas dos The Byrds.
Em 1993, foi editada uma coletânea que continha todos os quatro álbuns dos This Mortal Coil, assim como um disco com as versões originais de todos os temas interpretados.
Como referenciar: This Mortal Coil in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-11 01:53:51]. Disponível na Internet: