Thomas Bulfinch

Escritor norte-americano nascido a 15 de julho de 1796, em Newton, na Nova Inglaterra, e falecido a 27 de maio de 1867, na cidade de Boston.
Aprendeu desde muito cedo Latim e passou pela Academia Philips Exeter, até ingressar na Universidade de Harvard, de onde conseguiu um diploma com apenas dezoito anos de idade. Após ter trabalhado como professor na sua antiga escola e como auxiliar no estabelecimento comercial de um dos seus dez irmãos, foi trabalhar para o Merchant's Bank de Boston, e aí ficou como bancário até aos últimos dias da sua vida. Dispondo dos horários generosos da profissão, dedicou-se à escrita de obras de promoção local, como: Hebrew Lyrical Poetry (1853), The Boy Inventor (1860), Shakespeare Adapted For Reading Classes (1865) e Oregon And Eldorado (1866).
Dedicando-se também ao estudo da mitologia, publicou três volumes que foram considerados pela posteridade como os únicos dignos de leitura, e que acabaram por ser reunidos num só volume conhecido como "Bulfinch's Mithology". A trilogia, composta por The Age Of Fable (1855), The Age Of Chivalry (1858) e Legends Of Charlemagne (1863), justificou a sua reputação pelo facto de apresentar a mitologia clássica a um público mais generalizado.
Bulfinch tomou os documentos históricos referentes aos grandes mitos da cultura clássica, pagã e medieval, e fundiu-os num todo coerente, de modo fazer ressalvar as suas lendas numa linguagem acessível e sem os obstáculos da erudição. Este seu trabalho passou ao estatuto de obra de referência indispensável, pela concisão e simplicidade, e foi responsável pela iniciação de muitos estudiosos da mitologia.
Como referenciar: Thomas Bulfinch in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-08 11:07:13]. Disponível na Internet: