Thomas Watson Jr.

Empresário norte-americano nascido a 8 de janeiro de 1914, em Dayton, no Ohio, nos Estados Unidos da América, sendo filho do presidente da IBM (International Business Machines), e falecido em 1993, no Connecticut, também nos Estados Unidos da América.
O facto de ser filho de um grande industrial provocou graves problemas psicológicos a Thomas Watson Jr., que se sentia incapaz de igualar a capacidade empresarial do pai. Foi com grandes dificuldades que concluiu o ensino secundário e se licenciou na Universidade de Brown com muito esforço. Depois de concluir os estudos, em 1937 entrou para a escola de vendas da IBM, onde não se sentia muito à vontade. Com o advento da Segunda Guerra Mundial, ingressou nas forças aerotransportadas do exército norte-americano, onde mostrou ter bom sentido de previsão e boa capacidade de planeamento, assim como se destacou na promoção da utilização de simuladores de voo. Quando o conflito terminou, estava disposto a seguir carreira como piloto, mas um general questionou-o se não ia gerir a IBM. Watson Jr não acreditava ter capacidade para tal, mas em 1946 acabou por regressar à IBM, empresa que na altura se dedicava a fazer tabuladores de cartão perfurado, objetos que realizavam tarefas como a elaboração de folhas de salários e o cálculo de dados de recenseamento.
Thomas Watson Jr considerava, no entanto, que estes objetos estavam já desatualizados e a empresa teria de se dedicar aos computadores, ideia contrária à do seu pai.
Em 1952, assumiu a presidência da empresa e rodeou-se de especialistas em eletrónica para ensinar os seus engenheiros e cientistas. No ano seguinte, apadrinhou o primeiro computador da IBM. Mas a suas inovações não se limitavam aos produtos e estendiam-se ao modelo de gestão, já que fomentava ao desafio constante entre os diretores da IBM.
Em 1964, apresentou o Sistema/360 que possibilitava aos clientes começar por pequenos computadores que trocavam por outros à medida que aumentavam as suas necessidades. Até 1970, o número de computadores instalados da IBM passou de 11 mil para 35 mil.
A IBM afirmou-se definitivamente como uma das empresas líderes do mercado mundial de computadores.
Thomas Watson Jr reformou-se em 1971, depois de ter sofrido um ataque cardíaco.
A partir daí, dedicou-se a um dos seus passatempos favoritos, pilotar aviões. Foi também embaixador dos Estados Unidos da América na União Soviética, tendo estado em Moscovo entre 1979 e 1981.
Como referenciar: Thomas Watson Jr. in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-05-12 17:44:03]. Disponível na Internet: