Thora Birch

Atriz norte-americana nascida a 11 de março de 1982 em Los Angeles, Califórnia.
O seu nome próprio, Thora, deriva do masculino Thor, o deus do trovão e do relâmpago. Ainda bebé, participou em audições para anúncios comerciais e foi escolhida para alguns anúncios televisivos, mas é em 1988, aos seis anos, que a sua carreira de atriz começa com a participação num papel de relevo na comédia de ficção científica para televisão Purple People Eater, cujo desempenho lhe valeu o prémio de melhor jovem artista. No mesmo ano, entrou na série Day by Day. Seguiu-se o telefilme dramático Dark Avenger (Eu Te Acuso, 1990), com um pequeno papel e, no mesmo ano, a série de comédia dramática de 12 episódios sobre a vida da família Buckman, Parenthood, baseada no filme homónimo realizado em 1989 por Ron Howard.
Em 1991, tem a sua primeira grande oportunidade com a estreia no cinema no drama Paradise (O Paraíso Está à Vista), onde contracenou com Melanie Griffith, Don Johnson e Elijah Wood. No mesmo ano, participou em All I Want for Christmas (Aventura num Natal) e, em 1992, fez de filha de Harrison Ford e de Anne Archer no thriller de Phillip Noyce Patriot Games (Jogos de Poder) e na sua sequela Clear and Present Danger (Perigo Imediato, 1994). Ainda em 1994, interpretou o papel de Eva, uma menina que tem um macaco como animal de estimação na comédia familiar Monkey Trouble e, em 1995, foi a escolha para interpretar o papel de Tina Tercell (Melanie Griffith) enquanto jovem em Now and Then, aquele que se pode considerar o seu primeiro papel de adolescente. Seguiu-se o papel de protagonista no filme de aventuras Alaska (1996) e, três anos depois, chamou a atenção no filme oscarizado de Sam Mendes American Beauty (Beleza Americana), como Jane Burnham, a filha alienada de Lester (Kevin Spacey). Em 2000, voltou a ser elogiada pelo seu desempenho em Ghost World (Mundo Fantasma), a adaptação ao cinema de Terry Zwigoff dos comics de Daniel Clowes, onde desempenha o papel de Enid, uma bizarra adolescente inadaptada que, juntamente com a sua amiga Rebecca (Scarlett Johansson), procuram compreender o seu papel no mundo após terminarem os anos de liceu. Pelo seu trabalho neste filme, Thora foi nomeada para o prémio de Melhor Atriz pela Chicago Film Critics Association, ganhou o prémio de Melhor Atriz do Festival de Cinema de Deauville e foi nomeada para o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia, entre outros prémios.
Participou depois em Dungeons & Dragons (2000), o filme de aventuras protagonizado por Jeremy Irons, onde interpretou o papel de Imperatriz Savina, cujo reino é ameaçado pelo diabólico feiticeiro Profion (Irons); e protagonizou os thrillers The Hole (2001) e Silver City (2004), de John Sayles.
Como referenciar: Thora Birch in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-18 12:11:10]. Disponível na Internet: