Tiago Pires

O surfista português Tiago Pires nasceu em 1980. Conhecido por "Saca", desde pequeno que se envolveu em atividades desportivas ligadas ao mar. Apenas com oito anos de idade começou a praticar bodyboard, um desporto que consiste em fazer acrobacias nas ondas enquanto deitado numa pequena prancha. Mas, aos onze anos, os amigos de Tiago convenceram-no a passar a praticar surf, um desporto mais difícil feito sobre uma prancha maior e com o atleta a ter de equilibrar-se em pé enquanto desliza e faz acrobacias. Ficou provado que os amigos tinham razão, já que com apenas 14 anos Tiago Pires se tornou, em 1994, no primeiro português a ganhar um título europeu de surf. Tal feito foi alcançado na divisão "boys", destinada a concorrentes da sua idade.
Em 1998 Tiago Pires foi vice-campeão Europeu e Mundial de juniores. Finalmente, no ano seguinte, sagrou-se campeão da Europa de surf no escalão júnior. Ainda em 1999 ficou em sétimo lugar no ranking final da EPSA, a associação europeia de surf, e em 75.º no ranking mundial WQS (World Qualifying Series). O WQS é o segundo circuito mais importante do mundo a nível de surf.
Em 2000, Tiago Pires foi o primeiro português a vencer uma prova do circuito WQS. O surfista foi o primeiro na prova realizada em Miramar, uma praia do concelho de Vila Nova de Gaia. Ainda em 2000, já em dezembro, ficou no segundo posto noutra prova do circuito WQS, a disputada em Sunset no Hawai, considerado o paraíso dos surfistas. O português só foi batido pelo consagrado Sunny Garcia. Entretanto, no mesmo ano, Tiago Pires sagrou-se ainda vice-campeão do Mundo de juniores, numa prova que também decorreu no Hawai.
Já em 2002, Tiago Pires voltou a vencer no circuito WQS ao triunfar em setembro numa prova disputada em Akanishi Kaigan, no Japão, conseguindo entrar no top 20 do ranking. Foi mais um passo na corrida por um lugar no circuito WCT, a grande meta de Tiago Pires, treinado por José Seabra, uma antiga lenda do surf português.
Como referenciar: Tiago Pires in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-01-21 11:35:15]. Disponível na Internet: