Tim O'Reilly

Empresário norte-americano, Tim O'Reilly nasceu em 1954 na cidade de Cork, Irlanda. Formou-se na Universidade de Harvard, Estados Unidos da América, em 1975, no curso de Estudos Clássicos.
Três anos mais tarde, fundou a O'Reilly Media, Inc., em Cambridge, no estado de Massachusetts, e passou a dedicar-se à consultadoria privada e à composição de livros técnicos;
Em 1992 a empresa publica o seu primeiro livro dedicado à Web, com o título The Whole Internet User's Guide & Catalog, e no ano seguinte lança aquele que foi o primeiro portal comercial na Internet, o "O'Reilly's Global Network Navigator", vendido em 1995 à gigante americana AOL. No ano 2000 foi responsável pelo lançamento da Safari Books Online, uma editora de e-books (livros eletrónicos) e quatro anos mais tarde promove a conferência "Web 2.0", onde demonstra as alterações de base na estrutura e conteúdos dos sites da Internet, equiparando-a a uma segunda versão daquela plataforma não tanto pelas alterações das tecnologias envolvidas mas antes pela utilização que lhes é dada pelos utilizadores.
Tim O'Reilly desempenhou funções como membro da Internet Society e da Electronic Frontier Foundation, e fez parte do quadro da empresa Macromedia até à sua fusão com a Adobe, em 2005.
Atualmente mantém um lugar na direção da empresa CollabNet e desde julho de 2007 faz parte do quadro diretivo da empresa MySQL AB.

Como referenciar: Tim O'Reilly in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-03 12:18:02]. Disponível na Internet: