Time

A revista norte-americana Time, dedicada a atualidades e informação geral, foi fundada a 3 de março de 1923 por Henry R. Luce e Briton Hadden.
Luce e Hadden começaram a trabalhar juntos em jornais escolares, nomeadamente na Universidade de Yale. Durante a juventude, passaram muitas noites a discutir jornalismo e a necessidade de aparecer um novo tipo de jornal ou revista que ajudasse a educar uma população que consideravam mal informada. Os dois estavam principalmente preocupados com a falta de informação das pessoas sobre o que se tinha passado na Primeira Guerra Mundial.
Luce, entretanto, partiu para Inglaterra, onde estudou História durante um ano na Universidade de Oxford. Depois de regressar aos Estados Unidos da América reencontrou-se com Hadden no jornal The Baltimore News, onde ambos eram repórteres. As conversas noturnas sobre a conceção de um novo tipo de revista de informação levaram a que os dois, em 1922, quando tinham 23 anos, abandonassem os seus empregos e se lançassem num projeto inovador. Tinham em mente lançar uma revista semanal destinada a servir a necessidade moderna de manter as pessoas informadas. Criaram assim a Time, que saiu em março de 1923 com Hadden como editor e Luce como diretor financeiro. Ano a ano alternavam as funções de presidente e tesoureiro.
Hadden morreu de doença em 1929 e Luce passou a ser o editor da revista. Logo no ano seguinte, lançou uma nova publicação, a Fortune, dedicada aos negócios, e, em 1936, a Life, revista generalista que fez uma grande aposta na fotografia. Em 1954, o grupo da Time, ainda liderado por Luce, lançou a Sports Illustrated, que logo no número inicial teve uma tiragem de 550 mil exemplares. O grupo Time tem hoje em dia mais de 150 publicações. Luce manteve-se como editor deste grupo até 1964.
Atualmente, a Time tem cerca de 22 milhões de leitores em todo o mundo, que optam entre a versão americana, asiática ou europeia. Para além das notícias, a Time oferece análises e perspetivas sobre os mais variados assuntos de interesse geral divididos em secções como Negócios, Desporto, Pessoas e Artes. Os assuntos de cariz mais geral são agrupados em secções regionais.
A Time foi a primeira revista de informação a estar disponível na Internet (1993), embora o site www.time.com só tenha sido lançado em 1994. É um dos sites de revistas de informação mais visitados do mundo, com cerca de cinco milhões de consultas por mês, correspondentes ao visionamento de cerca de 50 milhões de páginas no mesmo período de tempo.
Como referenciar: Time in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-23 14:35:11]. Disponível na Internet: