titulação ácido-base

Uma das aplicações mais correntes de uma reação ácido-base é a determinação da concentração de um ácido ou de uma base por reação com uma base ou um ácido de concentração rigorosamente conhecida. Este procedimento é conhecido como titulação ácido-base.
A reação processa-se enquanto houver excesso de ácido ou base, ou seja, até que sejam adicionadas quantidades equivalentes das duas soluções. Atinge-se nessa altura o ponto de equivalência.
Do ponto de vista prático, a deteção do ponto de equivalência pode ser feita usando um indicador ácido-base apropriado, que, mudando de cor para um valor de pH, o mais próximo possível do ponto de equivalência, assinala o fim da titulação. No entanto, existem outros processos de deteção como o uso de um medidor de pH (método potenciométrico) ou a medição da condutividade elétrica do titulado (método condutimétrico).
As titulações de ácido-base baseiam-se numa propriedade que varia ao longo da titulação, à medida que se adiciona o titulante. Essa propriedade é o pH do titulado.
Torna-se, assim, de grande importância conhecer o tipo de variação do valor de pH no decurso de uma titulação de ácido-base.
Podem considerar-se quatro tipos de titulações: ácido forte/base forte; ácido fraco/base forte; ácido forte/base fraca e ácidofraco/base fraca.
Numa titulação de um ácido forte com uma base forte, pode concluir-se que no ponto de equivalência, a 25 ºC, a solução é neutra, pelo que o pH da solução é 7.
Numa titulação de um ácido fraco com uma base forte, pode concluir-se que no ponto de equivalência, a 25 ºC, dada a formação do ião OH-, o pH do titulado é superior a 7.
Numa titulação de um ácido forte com uma base fraca pode concluir-se que no ponto de equivalência, a 25 ºC, dada a formação do ião H3O+, o pH do titulado é inferior a 7.
Finalmente, numa titulação de um ácido fraco com uma base fraca o valor do pH poderá estar situado na zona ácida, básica ou neutra, dependendo da força relativa de cada espécie envolvida.

Como referenciar: titulação ácido-base in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-02-21 22:37:12]. Disponível na Internet: