Artigos de apoio

Tobias
Tobias, personagem bíblica, é filho de Tobite (do hebraico Tôbiyyâh, que significa "Deus é bom"), personagem principal do livro Tobias, um dos livros históricos do Antigo Testamento. Tobias surge com o papel de curar o pai da cegueira e salvar Sara, expulsando o demónio e casando com ela.
Este livro narra a história de Tobite, da tribo de Neftali, exilado em Nínive, no tempo de Salmanasar, rei da Assíria; e a história de Sara, que em Ecbátana, na Média, perdera sete maridos na noite de núpcias devido ao demónio Asmodeu.
Tobias, a pedido do pai, que entretanto cegara, é enviado à Média, mas por desconhecer o caminho procurou alguém que o ajudasse. Teve então como companheiro o anjo Rafael, que se apresentara como Azarias, um dos familiares do seu pai. Durante a viagem, Rafael persuadiu Tobias a guardar o fel, o fígado e o coração de um peixe, que o atacara. Com o fel conseguiu que Tobias curasse a cegueira do pai; e, com o fígado e o coração do peixe, ajudou-o a expulsar o demónio Asmodeu, que matara os sete maridos de Sara. No fim, Tobias casa com Sara, a filha de Raguel e de Edna.
No Sermão de Santo António aos Peixes, o Padre António Vieira conta a história do peixe de Tobias, lembrando como o pai Tobite "cobrou inteiramente a vista" e como "tendo um demónio chamado Asmodeu morto sete maridos a Sara, casou com ela o mesmo Tobias".
Como referenciar: Tobias in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-12-12 00:51:04]. Disponível na Internet: