tobogã

Tobogã, ou bobsleigh, é o nome dado ao desporto e ao trenó usado para descer numa uma pista artificial ou natural de gelo.
O trenó é empurrado, na largada e ao longo de cerca de 75 metros, por dois ou quatro atletas, que, após este momento, entram em andamento no veículo, tentando cumprir a distância no menor tempo possível. As pistas, protegidas lateralmente, têm uma extensão que vai dos 1,2 aos 1,5 quilómetros, entre 15 a 20 curvas e ficam situadas em montanhas ou encostas artificiais. A inclinação da pista varia entre 8 a 15%.
Atualmente, nas suas descidas, os trenós atingem por norma velocidades à volta de 113 km/hora, mas já foram registadas algumas de 190 km/hora, nos trenós de quatro passageiros. O capitão de equipa é o atleta que se posiciona à frente e dirige o tobogã, enquanto o que segue na traseira comanda o travão. As provas de bobsleigh consistem em quatro descidas por equipa, após o que são somados todos os tempos para obter a melhor marca. O desporto bobsleigh apareceu em finais do século XIX, quando os suíços aplicaram um mecanismo de comando aos tobogãs. Em 1897, na sequência da popularidade do bobsleding nas estâncias de inverno, surgiu na Suíça, em St. Moritz, o primeiro clube de bobsleigh, e, no ano seguinte, teve lugar, no mesmo local, a primeira prova. Cerca de vinte anos depois, em 1914, já se realizavam provas de trenós um pouco por toda a parte. Os primeiros trenós de corrida eram feitos de madeira, mas foram rapidamente substituídos por outros em aço, que se viriam a chamar de bobsled por causa das oscilações (bob, em inglês), feitas pelas tripulações, para a frente e para trás durante as provas para ganhar velocidade.
A Federação Internacional de Bobsleigh e Tobogã foi fundada em 1923 e, no ano seguinte, em Chamonix (França), nos primeiros Jogos Olímpicos de inverno, a modalidade esteve presente com uma corrida de trenós de quatro pessoas. Em 1932, nos Jogos de inverno de Lake Placid, nos Estados Unidos da América, passou a haver uma corrida com tripulação de duas pessoas. Na época, este era ainda um desporto para os mais ricos, que iam passar férias ou fins de semana a estâncias de neve, onde participavam em competições. No entanto, a partir dos anos 50, os tempos do amadorismo começaram a acabar, para dar lugar a um desporto mais especializado, o que se verificou, designadamente, quando foi dada muita importância ao momento da largada dos trenós. Assim, começaram a ser recrutados corredores, andebolistas e ginastas, os atletas mais indicados para dar um bom empurrão ao veículo. No entanto, em 1952, uma nova regra limitou o peso das tripulações e levou a que o desporto se tornasse mais sofisticado, ajudado também pela evolução verificada nos trenós e nas pistas. Atualmente, os veículos são feitos de fibra de vidro e aço. Um outro tipo de evolução surgiu no início da década de 90, quando apareceram as competições oficiais para mulheres. A Suíça tem sido o país dominador na modalidade, a par com outras nações alpinas, mas, graças à criação de pistas artificiais, outros têm aderido ao bobsleigh, como a surpreendente Jamaica, a Austrália e a Nova Zelândia.
Como referenciar: tobogã in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-09 16:15:03]. Disponível na Internet: