tômbolo

O transporte dos detritos arrastados pelas ondas pode ser interrompido por um obstáculo natural ou por detritos anteriormente depositados, ou até por uma estrutura criada pelos humanos. Quando as ondas perdem muita da sua energia, as correntes também são reduzidas. Neste caso, os sedimentos levados pelas correntes não são transportados para longe da costa e as praias tendem a esvaziar-se.
Uma estrutura natural que interceta as ondas que chegam e interrompe as correntes constitui um obstáculo marinho. As ondas quebram contra o obstáculo mas a quietude das águas mantém-se no lado oposto. A areia é depositada numa zona em que a atividade das ondas é atenuada ou não existe, porque as ondas não têm energia para transportar os detritos ao longo da costa. A acumulação da areia constitui um tômbolo, formação arenosa que cresce do continente para o obstáculo natural que pode ser uma pequena ilha ou um conjunto de leixões ou penedos.
Como referenciar: tômbolo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-02-21 11:25:02]. Disponível na Internet: