Artigos de apoio

Tondela
Aspetos Geográficos
O concelho de Tondela, do distrito de Viseu, localiza-se na Região Centro (NUT II), no Dão-Lafões (NUT III). Ocupa uma área de 371,2 km2 e abrange 26 freguesias: Barreiro de Besteiros, Campo de Besteiros, Canas de Santa Maria, Caparrosa, Castelões, Dardavaz, Ferreiros do Dão, Guardão, Lajeosa, Lobão da Beira, Molelos, Mosteirinho, Mosteiro de Fráguas, Mouraz, Nandufe, Parada de Gonta, Sabugosa, Santiago de Besteiros, São João do Monte, São Miguel do Outeiro, Silvares, Tonda, Tondela, Vila Nova da Rainha, Vilar de Besteiros e Tourigo.
O concelho apresentava, em 2005, um total de 31 002 habitantes.
O natural ou habitante de Tondela denomina-se tondelense.
O concelho encontra-se limitado a norte e noroeste pelo concelho de Vouzela, a norte e nordeste pelo concelho de Viseu, a este por Carregal do Sal, a sul por Santa Comba Dão e Mortágua e a oeste por Águeda, que pertence ao distrito de Aveiro.
Possui um clima mediterrânico com feição continental, apresentando invernos frios e verões quentes e secos.
A sua morfologia é relativamente acidentada, destacando-se como elevação de maior altitude a serra do Caramulo, com 1075 m. O casario na sede do concelho estende-se no sopé da serra.
Como recursos hídricos, são de referir o rio Dão, o rio Paiva, o rio Ermiz, o rio Mau, o rio de Castelões, a ribeira de Lobão e a ribeira das Mitras.

História e Monumentos
As terras deste concelho aparecem já mencionadas num documento de 1137 e em 1258, são mencionadas nas Inquirições.
A 14 de junho de 1515, D. Manuel outorgou foral a Tondela.
Dado o seu desenvolvimento, foi eleveda à categoria de cidade a 1 de fevereiro de 1988.
Ao nível do património histórico e arquitetónico, realce-se para o Chafariz das Sereias, datado do século XVIII, que inclui um frontão com as armas reais encimado por uma figura feminina empunhando uma trompa. Este monumento é uma alusão à lenda sobre a origem do topónimo Tondela. Durante a ocupação moura, uma mulher vigiava o horizonte, fazendo soar a trompa em caso de perigo e ao "tom dela" a população agrupava-se para a defesa da povoação.
De relevar ainda a Capela de Nossa Senhora do Carmo, de estilo barroco, e as pedras da Audiência, que são sepulturas antropomórficas, e ainda numerosas figurações de arte rupestre.

Tradições, Lendas e Curiosidades
São diversas as manifestações populares e culturais do concelho, sendo de realçar as festas da Senhora do Carmo, a 15 de julho; as festas da Mata, em agosto; a festa de Santa Eufémia, a 16 de setembro; a festa de S. Silvestre, a 31 de dezembro; a festa de Senhora do Amparo, a 29 e 30 de julho, e as festas de Nossa Senhora do Rosário ou festas do Bodo, realizadas em julho, durante as quais se serve um típico repasto com chanfana (cozinhado de carne de cabra), sopa seca e açorda.
No artesanato, são típicos os trabalhos de latoaria, de cerâmica em barro preto e os trabalhos de cestaria.
Como instalações culturais, de referir a Biblioteca-Museu Tomás Ribeiro, o Museu do Automóvel, que possui veículos desde 1896 até à década de 70, e o Museu do Caramulo, pertencente à Fundação Abel de Lacerda e que possui secções de arqueologia, escultura, pintura, cerâmica, tapeçarias, ourivesaria e mobiliário.
Das personalidades naturais do concelho, destaca-se o escritor e político Tomás Ribeiro (1831-1901).

Economia
No concelho predominam as atividades ligadas ao setor primário, nas áreas da agricultura e avicultura, seguidas das do secundário, nas áreas da indústria de produção de vinho e da metalomecânica ligeira, e, finalmente, o setor terciário, na área da hotelaria.
No que se refere à atividade agrícola, predominam os cultivos de cereais para grão, leguminosas secas para grão, prados temporários e culturas forrageiras, batata, prados, pastagens permanentes e vinha. A pecuária tem também alguma importância, nomeadamente na criação de ovinos, coelhos e aves. Quase 65% (6703 ha) do seu território é coberto de floresta.
Como referenciar: Tondela in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-08-18 02:24:38]. Disponível na Internet: