Tottenham Hotspur FC

Clube de futebol inglês, o Tottenham Hotspur FC foi fundado em 1882 em Londres, na altura com o nome Hotspur Football Club. A designação foi mudada mais tarde para evitar confusões com o London Hotspur.
A equipa realizou o seu primeiro jogo a 17 de outubro de 1885 e conquistou o primeiro título quase seis anos mais tarde. Em 1901, venceu a Taça de Inglaterra ao bater na final o Sheffield United, tornando-se na primeira equipa do Sul de Inglaterra a lograr tal feito. O Tottenham demorou vinte anos a repetir o triunfo, reconquistando a Taça em 1921.
Depois, esperou trinta anos até conquistar pela primeira vez o campeonato de Inglaterra, o que sucedeu na temporada 1950/51.
No início da década de 60, o Tottenham impôs-se definitivamente como um dos grandes clubes ingleses. Na temporada 1960/61 ganhou o campeonato e a Taça de Inglaterra. Na equipa, treinada por Bill Nicholson, antiga glória do clube, destacava-se então Blanchflower
Na temporada 1962/63, o clube ganhou o seu primeiro troféu europeu ao bater na Holanda, na final da Taça dos Vencedores das Taças o Atlético de Madrid, de Espanha, por 5-1. Nicholson era ainda treinador e Blanchflower a vedeta da equipa que, dessa forma, conquistou o primeiro troféu europeu da história do futebol inglês.
Na temporada seguinte, a equipa ficou muito afetada com a saída de Blanchflower e só regressou aos grandes feitos em 1971/72, com a vitória na Taça UEFA, ainda com Nicholson com o treinador. Na final, disputada a duas mãos, bateu o Wolverhampton, também de Inglaterra, após um empate a um golo e uma vitória por 2-1.
Em 1977, Bill Nicholson demitiu-se e o Tottenham entrou numa grande crise que o levou à descer à segunda divisão. Após um ano no segundo escalão, o clube regressou à primeira divisão para disputar a época 77/78 e contratou dois jogadores argentinos, Ardilles e Ricardo Villa, campeões do mundo em 1978. Com Keith Burkinsham como treinador, o Tottenham regressou aos triunfos, tendo ganho duas taças de Inglaterra (81 e 82) e a Taça UEFA de 1984, onde se superiorizou aos belgas do Anderlecht no desempate por grandes penalidades.
Após mais uma vitória na Taça de Inglaterra em 1991, o clube, onde alinhava Paul Gascoigne, estava perto da bancarrota, mas foi salvo pelo milionário Alan Sugar que apostou em Terry Venables para treinador.
A partir desse ano, o Tottenham começou a fazer contratações bastante caras, das quais a mais bem sucedida foi a do alemão Juergen Klinsmann. No entanto, o investimento não teve retorno em termos de resultados desportivos.
Nos últimos anos, 2003 e 2004, o Tottenham contratou, respetivamente, dois jogadores portugueses: Hélder Postiga e Pedro Mendes.
Como referenciar: Porto Editora – Tottenham Hotspur FC na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-08-03 14:14:36]. Disponível em