Tratado de Verdun

Tratado de paz acordado em 843 na cidade livre imperial de Verdun, hoje uma cidade da França, entre os três filhos sobreviventes - Lotário I, Luís II, o Germânico, Carlos, o Calvo - do imperador carolíngio Luís I, o Pio, que morreu em 840. O tratado acabou com uma luta entre os irmãos pela posse do Império Franco consolidado pelo seu avô Carlos Magno.
Pelos termos deste acordo, o Império foi dividido em três partes, apesar de terminar com a breve unidade da Europa Ocidental. O filho mais velho de Luís Pio, Lotário, que sucedeu a seu pai no trono do Sacro Império Romano, recebeu a porção central do Império, incluindo a Itália, os Países Baixos, a Alsácia, a Lorena e a Borgonha. Luís II,o Germânico ficou a controlar o reino franco oriental, que passou a ser conhecido como a Alemanha. Carlos, o Calvo depois intitulado Carlos V imperador do Sacro Império Romano-Germânico, recebeu a parte ocidental do Império, que deu origem à França.
Como referenciar: Tratado de Verdun in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-07 04:23:39]. Disponível na Internet: