Tresquiornitídeos

Família de aves, da ordem das ciconiiformes, constituída por trinta e duas espécies. Estas espécies distribuem-se por todos os continentes, onde ocupam regiões temperadas e quentes. Os Tresquiornitídeos são aves de tamanho médio ou grande, com grandes patas. A face é geralmente nua, assim como a cabeça e o pescoço no caso da íbis-sagrada. Segundo as espécies, a plumagem, a maior parte das vezes uniforme, pode ser branca, cinzenta, com reflexos metálicos ou vermelhos. A cauda apresenta uma mancha de penas franjadas de cor negro-purpurea. O bico, com terminações nervosas tácteis, permite que os Tresquiornitídeos se alimentem a partir de águas turvas e lodosas de baixa profundidade. Alimentam-se de insetos, anfíbios, moluscos, crustáceos e peixes.
São animais semelhantes às cegonhas de que se distinguem pelo facto de o polegar ficar apenas a nível ligeiramente superior e a unha média ser um pouco pectinada. Os Tresquiornitídeos têm hábitos diurnos e gregários, associando-se, por vezes, a outras aves semiaquáticas.
São exemplos de Tresquiornitídeos os íbis-sagrado e o colhereiro.
Como referenciar: Porto Editora – Tresquiornitídeos na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-17 18:24:12]. Disponível em