Triângulo das Bermudas

O Triângulo das Bermudas é uma área geográfica com cerca de 3 900 000 km2 quadrados situada entre as Bermudas, Porto Rico e Melbourne, na Costa da Florida, nos Estados Unidos da América. Neste espaço aconteceu uma série de eventos estranhos, como desaparecimentos misteriosos de barcos e aviões. Estes casos misteriosos têm vindo a ser registados desde meados do século XIX e no total já terão desaparecido mais de 50 barcos e 20 aviões.

Um dos casos mais conhecidos ocorreu a 5 de dezembro de 1945 quando desapareceram cinco bombardeiros norte-americanos que tinham saído num voo de rotina da base de Fort Lauderdale. Até o hidroavião que foi enviado para os procurar desapareceu, isto num dia em que as condições atmosféricas estavam ótimas. Para adensar mais o mistério, quando desaparece um navio ou um avião no Triângulo das Bermudas nunca são encontrados vestígios de afundamento ou quedas, não havendo também registo de chamadas de emergência. Há ainda histórias de barcos encontrados sem tripulação mas com comida ainda quente servida à mesa.

A expressão Triângulo das Bermudas surgiu pela primeira vez em 1964 quando o escritor e investigador Vincent H. Gaddis a utilizou num artigo publicado numa revista. No ano seguinte, editou nos Estados Unidos da América o livro sobre mistérios Invisible Horizons (horizontes invisíveis), onde um capítulo é dedicado ao Triângulo das Bermudas. A partir daí, a expressão passou a ser utilizada numa série de livros que tentavam explicar o fenómeno ou em notícias de todo o mundo.
Como nunca foi encontrada uma explicação para estes mistérios várias versões têm sido adiantadas, desde umas relacionadas com a presença de vida extraterrestre a outras que sugerem que as fortes correntes marítimas e a grande profundidade do mar podem explicar a ausência de vestígios de desastres. O ponto mais profundo do oceano Atlântico fica junto a Porto Rico e mede 9174 metros.

O interesse público no Triângulo das Bermudas cresceu quando foi lançado, em 1974, o livro de Charles Berlitz intitulado The Bermuda Triangle, que, contudo, recorria a muita fantasia e sensacionalismo.


Como referenciar: Triângulo das Bermudas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-22 05:01:57]. Disponível na Internet: