trigo

Designação vulgar de plantas herbáceas do género Triticum, da família das Gramíneas.
As espécies do género Triticum são plantas anuais de folhas planas, com limbos foliares e duas formações geralmente filosas.
As flores associam-se numa espiga constituída por 12 a 15 espiguetas. Cada espigueta, com inserção solitária num dos nós da ráquis, é constituída por duas a seis flores.
O fruto é uma cariopse nua, geralmente livre.
O trigo do género Triticum é particularmente estudado pela sua importância económica e podemos distinguir duas espécies, a T. aestivum e a T. durum.
A espécie Triticum aestivum (Sin. Triticum vulgare), conhecida também como trigo-mole, é muito cultivada para obtenção de farinhas de panificação, sobretudo em solos ricos. Os caules, de paredes finas e ocas, são glabros, com um comprimento variando entre os 35 e os 150 centímetros, e raramente apresentam partes medulosas. As folhas, normalmente com largura entre os seis e 16 milímetros, em novas são pubescentes. As espigas, cujo comprimento varia entre os cinco e 10 centímetros, são densas ou frouxas, e de secção mais ou menos quadrada. A floração ocorre entre os meses de maio e julho. A cariopse, pouco rígida, é elipsoide.
A espécie Triticum durum (Sin. Triticum turgidum), conhecida por trigo-branco ou trigo-emer, apresenta caules sólidos ou ocos nos entrenós e com tabiques nos nós. A sua altura varia entre os 60 e cento e 140 centímetros. As folhas são puberulentas e têm, normalmente, entre os sete e dezasseis milímetros de largura. O comprimento das espigas varia entre os três e oito centímetros, são densas e mais ou menos compridas lateralmente. As espiguetas são, geralmente, constituídas por cinco flores. A cariopse é muito rigída e ponteaguda. Esta espécie é cultivada fundamentalmente para obter farinha para o fabrico de bolachas e massas alimentícias.
O trigo-mole é geralmente semeado entre outubro e novembro (trigo de inverno) existindo, contudo, variedades que se podem semear entre fevereiro e março (trigo de primavera). O trigo duro ou trigo rijo é geralmente um trigo de primavera. As colheitas têm lugar entre junho e agosto dependendo das variedades e dos climas.
O trigo do género Triticum tem uma distribuição cosmopolita. Apenas não é cultivado nas zonas tropicais, constituindo, assim, um alimento bastante importante em todo o mundo.
Como referenciar: Porto Editora – trigo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-18 21:38:53]. Disponível em