Triquequídeos

Família de mamíferos aquáticos, da ordem dos Sirénios, constituída por três espécies. Os animais desta família são inteiramente adaptados à vida aquática, com um corpo maciço e fusiforme, com membros anteriores que facilitam a natação. Não têm membros posteriores e a cauda é deprimida. A cor é cinzenta escura ou negra, uniformemente distribuída. Exclusivamente fitófagos vivem em grupos familiares. Alimentam-se de plantas aquáticas, tanto das que crescem nas margens como as que povoam o fundo dos rios. Apresentam focinho prolongado numa pequena tromba. A pele tem pelos curtos, muito distanciados uns dos outros. Em geral dá à luz uma cria por ano e a família permanece unida por muito tempo, mesmo depois dos juvenis atingirem o seu desenvolvimento completo.
Os manatins que se encontram ao longo da costa da Florida, da América Central e das Antilhas, são exemplo de animais da família dos Triquequídeos.
Como referenciar: Triquequídeos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-23 17:49:50]. Disponível na Internet: