TSF - Rádio Jornal

A emissora de rádio TSF-Rádio Jornal começou a emitir em 1988, embora de uma forma legal isso só tenha acontecido no ano seguinte.

Foi a primeira estação portuguesa de rádio dedicada à informação e rapidamente se tornou num projeto exemplar. Desde o seu lançamento passou a ser das emissoras mais ouvidas em Portugal, sendo uma das rádios de referência para o grande público e para políticos e outras personalidades portuguesas.
Grandes nomes da informação da rádio em Portugal destacaram-se na TSF, como foram os casos de António Macedo, David Borges e Sena Santos.

Os primeiros passos da TSF foram dados em 1981, com a criação de uma cooperativa de informação por parte de um grupo de 15 profissionais de rádio. A 17 de junho de 1984, houve uma primeira emissão experimental numa época em que proliferavam em Portugal as rádios piratas.

A TSF - Rádio Jornal foi legalizada a 28 de setembro de 1988, após sete meses de emissões piratas, numa altura em que o Governo pôs ordem no panorama radiofónico nacional. Assim, em 1989, começaram as emissões de forma oficial, tendo Emídio Rangel, um dos fundadores da cooperativa que criou a estação, assumido o cargo de diretor. A equipa-base da TSF foi formada por jornalistas provenientes do extinto semanário O Jornal, mas na cooperativa também participavam os jornais Tal & Qual e Diário de Lisboa.

A TSF conheceu desde início um grande êxito de audiências, mas o grupo que constituía a cooperativa viria a desagregar-se, levando a que a emissora passasse a acumular uma série de dívidas. O grupo Lusomundo comprou a TSF e nessa mesma altura Emídio Rangel abandonou a rádio e dedicou-se ao canal televisivo privado SIC. David Borges, em 1992, passou a ser o diretor de uma rádio que manteve na íntegra o seu estilo. A transição para a direção de Carlos Andrade, em 1995, também não alterou a linha orientadora da TSF.

Para além dos noticiários de hora em hora, ou, muitas vezes, às meias horas, a TSF dedica edições especiais a temas que considera relevantes. Todos os dias da semana emite de manhã o programa Fórum que a cada dia aborda um tema diferente, permitindo a participação do público em direto. O desporto e a economia são áreas que merecem também bastante destaque nas emissões da TSF.

Em 1999, a TSF - Rádio Jornal foi premiada pela Assembleia da República com uma medalha dos direitos humanos pela emissão de 10 dias ininterruptos que dedicou à violência em Timor. Entrevistas, crónicas, música e humor completam as emissões da TSF - Rádio Jornal.
Como referenciar: TSF - Rádio Jornal in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-10-19 05:15:19]. Disponível na Internet: