tungsténio

O tungsténio (W), também designado por volfrâmio, é um elemento químico metálico pertencente à classe dos metais de transição, mono, bi, tri, tetra, penta ou hexavalente, de cor branca, brilhante, que se localiza no grupo 6 e período 6 da Tabela Periódica.
Este possui número atómico 74 e massa atómica 183,84 e é o metal que possui maior ponto de fusão (3420 ºC). Resiste ao ataque do oxigénio, ácidos e bases.
Foi isolado pelos irmãos Don Fausto e Juan Jose d'Elhuyar no mineral da volframite, em 1783 em Vergara, Espanha. O nome tungsténio deriva do sueco tung sten que significa pedra pesada.
O tungsténio apenas se encontra na Natureza sob a forma combinada nos minerais da volframite ((MnFe)WO4), scheelite (CaWO44) e stolzite (PbWO4).
As suas principais jazidas encontram-se nos EUA, na China e na Alemanha (Montes Metálicos).
Para se obter o elemento puro, funde-se o minério (volframite ou scheelite) com carbonato de sódio, obtendo-se volframato de sódio, solúvel, e a partir deste, por acidulação, ácido túngstico (H2WO4). Este último transforma-se em trióxido de tungsténio por desidratação, reduzindo-se a metal por meio de uma corrente de hidrogénio num forno elétrico. Uma vez prensado em barras, martelado e laminado a temperatura elevada, torna-se compacto e dúctil e pode ser estirado em fios de 0,01 mm de diâmetro.
Devido ao seu alto poder de fusão, o tungsténio é sobretudo utilizado para fabricar filamentos de lâmpadas de incandescência e tubos eletrónicos.
As ligas de tungsténio com outros metais, como o molibdénio, o nióbio, o tântalo e o ferro (aços de volfrâmio), possuem grande estabilidade térmica e mecânica.
O principal composto de volfrâmio é o carboneto de tungsténio (Wc), extremamente duro e que conserva a sua dureza ao ser aquecido. Utiliza-se, ligado ao cobalto, para pontas cortantes de ferramentas de ação rápida.
Como referenciar: tungsténio in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-19 17:42:33]. Disponível na Internet: