turbo-hélice

Uma turbo-hélice, também designada turbopropulsor, consiste num motor de avião, com aplicação especial do princípio de funcionamento dos motores a reação, e em parte semelhante ao turborreator, pois como este possui compressor, câmara de combustão e turbina, mas em que esta, além de mover o compressor, aciona também o eixo de uma hélice de aviação convencional, através de um sistema de redução mecânico com variação automática da relação de rotações.
A hélice obtém entre 70% e 90% do impulso do motor durante a fase de descolagem e a pequenas velocidades (menos de 400 km/h). Na velocidade-limite de utilização, que ronda os 800 km/h, a propulsão por efeito de reação (reator) pode atingir os 50%.
São reatores de menor potência específica, mas apresentam um consumo específico excelente, sendo, portanto, indicados para equipar aviões concebidos para voar a baixa altitude e em trajetos curtos.
Como referenciar: Porto Editora – turbo-hélice na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-22 01:38:18]. Disponível em