UEFA

Confederação regional da Federação Internacional de Futebol, a UEFA - sigla de Union of European Football Associations (União das Associações Europeias de Futebol) - foi fundada a 15 de junho de 1954, na Suíça. O seu primeiro secretário-geral foi o francês Henri Delaunay e o seu primeiro presidente foi o suíço Ebbe Schwartz. Como órgão administrativo do futebol europeu, tem como objetivos fundamentais incentivar o desenvolvimento do futebol europeu em todas as suas vertentes e promover a defesa de princípios de unidade e solidariedade como: a divulgação da modalidade, facilitando o seu acesso sem prejuízo do sexo, religião ou raça; a promoção de valores como o fair play e o antirracismo; a prestação de auxílio financeiro a associações menos privilegiadas; a manutenção do bom relacionamento com as outras confederações continentais, etc.
Embora seja uma associação europeia, alguns dos seus membros são federações de países asiáticos, tal como acontece, por exemplo, com Israel, Chipre e Arménia.
A competição mais mediática e popular organizada pela UEFA é a Liga dos Campeões Europeus (Champions League), mas também são da sua responsabilidade a Taça UEFA, a SuperTaça e o Campeonato de Futebol Europeu, entre outras competições.
Como referenciar: Porto Editora – UEFA na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-11-29 06:49:12]. Disponível em