ultrafiltração

A ultrafiltração consiste num processo de filtração em que as partículas de dimensões semelhantes às das suspensões coloidais (partículas invisíveis ao microscópio ótico, mas maiores do que as moléculas de pequena e média dimensão, na ordem de alguns milhares de unidades de massa atómica) são retidas num filtro, enquanto o meio solvente e as partículas de baixo peso molecular passam através do filtro.
As membranas usadas na ultrafiltração são de diversos tipos, como as membranas à base de gel em que se tem porcelana não vidrada embebida em gelatina ou ácido salicílico. Os papéis de filtro embebidos em ácido acético glaciar ou folhas de polímeros com orifícios de dimensões microscópicas realizados por laser são também usados na ultrafiltração.
A ultrafiltração é usada para separar as partículas coloidais do meio onde se encontram em suspensão, assim como para determinar a distribuição de tamanhos e separar as partículas através da utilização de filtros com diferentes dimensões dos poros.

Como referenciar: ultrafiltração in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-18 04:59:07]. Disponível na Internet: