Artigos de apoio

Uma Família às Direitas
A série cómica norte-americana "Uma Família às Direitas", All in the Family no original, foi pela primeira vez para o ar a 12 de janeiro de 1971, nos Estado Unidos da América, através do canal CBS. No entanto, já desde 1968 que eram feitos episódios-piloto que não foram aceites pelas estações de televisão.
"Uma Família às Direitas" só chegou a Portugal em finais da década de 80, quando passou diariamente no segundo canal da Radiotelevisão Portuguesa.
O personagem principal era Archie Bunker, interpretado por Carroll O'Connor. Archie era um homem de família trabalhador e muito conservador, que entrava em rota de colisão com toda a agente que o rodeava. As maiores discussões de Archie Bunker eram com o seu genro Mike Stivic (Rob Reiner), a quem ele chamava "cabeça de abóbora", e andavam à volta de política, sexo, minorias, religião, economia, guerra, liberdade de expressão, entre muitos outros temas. Mas as discussões estendiam-se também à sua filha Gloria (Sally Struthers), mulher de Mike. A esposa de Archie, Edith (Jean Stapleton), com a sua peculiar ingenuidade, servia como fator de união da família.
Apesar de Archie ser intolerante, rude e ter mente fechada e Edith ser o oposto os dois formavam um casal muito unido, conferindo à série um humor muito próprio.
Visita frequente da casa dos Bunker era Lionel Jefferson, um rapaz preto que também mantinha grandes discussões com Archie, especialmente sobre as diferenças entre raças.
Ao longo dos anos que durou a série, as personagens foram evoluindo e a maior alteração foi o nascimento, em 1975, de Joey, o filho de Gloria e Mike, que Archie adorava. Nessa altura, Gloria e Mike já tinham deixado o lar dos Bunker para ir viver para uma casa ao lado.
Quando o casal Mike e Gloria foi viver para a Califórnia em 1978, os Bunker acolheram em sua casa a sobrinha Stephanie, que foi abandonada pelo pai à porta deles.
A série durou até 1979, altura em que foi substituída por Archie Bunker's Place, que durou quatro anos nos Estados Unidos da América mas nunca passou nos quatro principais canais portugueses. Nesta série, a ação centrava-se no bar que Archie entretanto tinha comprado. No episódio passado no Dia de Ação de Graças, Mike, Gloria e Edith regressaram para uma aparição especial.
Tentando aproveitar o sucesso das personagens, foram ainda criadas as séries Gloria e os Jeffersons.
Ao longo dos vários anos em que foi transmitida, a série "Uma Família às Direitas" ganhou diversos prémios, sendo de destacar em 1972 a conquista de sete Emmys, um dos troféus mais importantes relativos a televisão.
Como referenciar: Uma Família às Direitas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-12-14 06:36:36]. Disponível na Internet: