urdideira

Uma urdideira consiste numa máquina para urdir. Dispõe de uma câmara em que é possível dispor de algumas a muitas centenas de bobinas de fio de alimentação, em todo o caso geralmente insuficientes para formar uma teia de 2000 a 3000 fios, ou mais, que são necessárias para alimentar um tear. Na urdideira a tela é, assim, preparada por partes.
Uma urdideira por secções é aquela que consta de um tambor de ripas ou de superfície contínua, sobre a qual se enrolam sucessivamente as secções com tantos fios como bobinas tem a cântara e com densidade um pouco menor à que há de ter o tecido. Esta operação é realizada secção a secção. Uma vez todas obtidas, são desenroladas simultaneamente para um órgão de teia.
Numa urdideira rápida, também conhecida por urdideira americana, os fios da cântara enrolam-se num órgão cuja largura é superior à do tecido, repartindo uniformemente os fios através de um pente extensível. Preparam-se tantos órgãos iguais em longitude como os necessários para somar o total de fios de teia e depois juntam-se num só órgão. Também é normal, sobretudo nos tecidos de algodão, urdir-se numa só operação a totalidade dos fios da teia, os quais depois passam diretamente do tambor da urdideira para o órgão do tear.
Como referenciar: urdideira in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-02-21 15:28:34]. Disponível na Internet: