urze

Designação comum de plantas do género Erica da família das Ericáceas.
O género Erica é constituído por cerca de 600 espécies. Inclui plantas arbustivas perenes, de folhas verticiladas de pecíolo curto. As flores são tetâmeras, ou pentâmeras e reúnem-se em umbelas, cachos ou fascículos. O perianto está diferenciado em cálice, de sépalas livres, verdes ou rosadas, e corola campanulada, tubulosa ou urceolada. Possui oito a dez estames que estão inseridos entre os lobos de um disco nectarífero. As anteras podem ser apendiculadas ou não. O fruto é uma cápsula loculicida.
A maioria das espécies deste género encontra-se na região do Cabo, na África do Sul. A urze Erica cinerea, também conhecida por urze-roxa ou queiró, é um arbusto perene que pode atingir cerca de meio metro de altura. As folhas, dispostas em verticilos de três, são inteiras, lineares a lineares-lanceoladas. As flores reúnem-se em umbelas ou cachos terminais. Possui três brácteas pequenas próximas do cálice. Possuem cálice de sépalas glabras, livres e corola urceolada, com cor-de-rosa intenso ou púrpura. O ovário é glabro. A floração ocorre entre os meses de junho e setembro. O fruto é uma cápsula subglobosa.
A Erica cinerea é cultivada como planta ornamental.
São também designadas urze a Erica lusitanica, também conhecida por urze-de-Portugal ou urze-branca, e a Calluna vulgaris, também conhecida por torga, urze-roxa ou queiró.
Sob o ponto de vista ecológico, muitos brejos tendem a constituir formações estáveis, em parte porque os seus restos libertam para o solo substâncias químicas que inibem o crescimento de outras plantas. Os incêndios repetidos ajudam a destruir as outras plantas, mas ajudam a formação de brejos, em virtude da parte subterrânea da urze, após o fogo, regenerar a parte aérea.
Como referenciar: urze in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-03-18 23:24:18]. Disponível na Internet: