Vanessa Fernandes

Atleta portuguesa, Vanessa de Sousa Fernandes nasceu a 14 de setembro de 1985, em Perosinho, Vila Nova de Gaia. Filha do ciclista Venceslau Fernandes, com quem treinava regularmente, iniciou-se na natação aos seis anos para, aos treze, começar a praticar atletismo, no Futebol Clube do Porto. Um ano depois, optou pelas modalidades de duatlo (corrida e ciclismo) e triatlo (ciclismo, corrida e natação).
Começou a ganhar notoriedade internacional em 2001, quando se sagrou vice-campeã europeia júnior de duatlo, por equipas, em Mafra. No ano seguinte, conquistou duas medalhas de bronze de juniores nos europeus de duatlo e de triatlo, tendo ainda obtido o 4.º lugar nos mundiais juniores de triatlo que tiveram lugar no México.
Em 2003, Vanessa Fernandes impôs-se definitivamente entre a elite do triatlo internacional ao sagrar-se campeã europeia júnior em Carlsbad, na República Checa, onde também ganhou uma medalha de prata na competição por equipas. Nesse mesmo ano, foi campeã do mundo júnior de duatlo, com a vitória alcançada na Suíça, em Affoltern. Ainda em 2003, foi medalha de bronze no Mundial de Triatlo Juniores, na Nova Zelândia, e ganhou o Triatlo Internacional do Estoril e a Taça do Mundo de Madrid. Em 2004, Vanessa Fernandes sagrou-se campeã da Europa de triatlo na categoria Elite em Valência, na Espanha, e na categoria sub-23, na Hungria. Foi ainda quinta classificada no mundial, no Funchal, e oitava nos Jogos Olímpicos de Atenas. Ainda nesse ano, ganhou duas provas da Taça do Mundo, as etapas de Madrid e do Rio de Janeiro, e o campeonato nacional de triatlo. Iniciou também uma série de doze vitórias consecutivas em etapas da Taça do Mundo, igualando assim o anterior recorde. Desta forma, foi a melhor no circuito mundial de triatlo.
Em 2005, sagrou-se de novo campeã europeia nas categorias de sub-23 e elite, respetivamente em Lausanne, na Suíça, e em Sófia, na Bulgária. Ficou ainda em quarta no Campeonato do Mundo disputado no Japão.
Em setembro de 2006, numa altura em que já representava o Benfica, sagrou-se vice-campeã mundial de triatlo em Lausanne, atrás da australiana Emma Snowsill, assim como campeã europeia de Elite e de sub-23.
Em 2007, voltou a conquistar o título de campeã europeia de triatlo, na Dinamarca, tornou-se líder do ranking mundial da modalidade, ao vencer várias provas do campeonato, uma delas realizada em Lisboa, e foi também campeã mundial no duatlo (corrida de 10 km - corrida de bicicleta de 40 km - corrida de 5 km), título conquistado em Gyor, na Hungria.
Em 2008, nos Jogos Olímpicos de Pequim, Vanessa Fernandes sagrou-se vice-campeã olímpica de Triatlo, conquistando a medalha de prata.
Como referenciar: Vanessa Fernandes in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-01 13:44:47]. Disponível na Internet: