Artigos de apoio

Vasco Costa
O artista plástico Vasco Costa nasceu em Lisboa em 1917 e morreu em Paris, França, em 1986. Frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio. Desde 1936, dedicou-se às artes gráficas e à decoração, comparticipando em exposições oficiais, como a do Mundo Português (1940), no Rio de Janeiro e em Nova Iorque. Naturalizou-se americano em 1942 para se alistar no exército. Como tal participou na libertação da Europa. Saiu do exército americano em 1946 e dez anos depois instalou-se definitivamente em Paris, já que dificuldades de ordem burocrática o impediram de readquirir a nacionalidade portuguesa.
As pinturas da sua juventude apresentam figuras relacionadas com os lugares onde viveu como, por exemplo, o quadro Main Street (1946), que representa a fachada de uma casa americana. Este é um pretexto para uma aproximação ao plano do suporte; linhas verticais e horizontais dominam a construção pictórica e permitem um jogo de contraponto dos retângulos com que são representadas as janelas e as portas; no primeiro plano, em contraste, um círculo que representa uma lâmpada da rua. Nesta obra, não é apenas o motivo, mas o próprio estilo é americano revelando a influência de Hopper e de Andrew Wyeth.
O conhecimento da arte americana auxiliou-o a encontrar uma expressividade vigorosa quando, em 1959, passou a dedicar-se inteiramente à pintura pura. Vasco Costa conseguiu conjugar o dinamismo gestual com um sentido de cor que os franceses cultivavam desde o impressionismo. Mas a sua pintura revela um gestualismo próximo da experiência do registo de corpos femininos, experiência de que fica apenas o ritmo e a sensualidade. O próprio cromatismo evidencia as cores quentes, geralmente os vermelhos. Talvez devido a este espaço próprio que Vasco Costa criou, optou por designar quase todas as suas pinturas como Paisagens Interiores, que somente foram expostas em Portugal a partir de 1969.
Como referenciar: Vasco Costa in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-03-27 07:38:00]. Disponível na Internet: