vazamento

O vazamento consiste na ação de vazar um metal líquido para uma moldação ou lingoteira.
O vazamento pode ainda ser a operação de saída da gusa do alto-forno.
Existem diversos tipos de vazamento: Vazamento contínuo: vazamento em que o metal solidifica sem interrupção à medida que se faz o vazamento, não sendo o comprimento da peça fundida determinado pelas dimensões do molde. O método utiliza-se tanto para aços como para ligas não ferrosas. O metal é vertido para um molde metálico arrefecido por água e que possui uma abertura na parte inferior por onde sai o metal já solidificado na forma de produto longo (bilete, varão ou tubo). Este é cortado em seguida de acordo com o tamanho requerido.
Vazamento em sifão: processo de vazamento que consiste em colocar duas ou mais moldações ao mesmo nível do solo e ligadas entre si por um canal que conduz o metal líquido. Este sobe uniformemente em todas as moldações devido ao princípio dos vasos comunicantes.
Vazamento sob pressão: técnica de fundição em que se introduz o metal líquido sob pressão numa moldação metálica. As peças obtidas por esta técnica possuem um acabamento superficial e um rigor de dimensões excelentes.
Como referenciar: vazamento in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-20 01:51:45]. Disponível na Internet: