velocidade terminal

A velocidade terminal é a velocidade máxima que pode ser atingida por um objeto que se move através de um fluido (gás ou líquido) quando está sujeito a uma determinada aceleração. À medida que a velocidade do objeto aumenta, aumenta também a intensidade das forças que resistem ao movimento. Atinge-se a velocidade terminal, quando as forças resistentes equilibrarem, exatamente, a força aplicada que originou a aceleração do objeto. A partir do momento em que a força resultante é nula, deixa de haver aceleração.
Por exemplo, um objeto que cai através do ar atingirá a velocidade terminal e deixará de acelerar sob a influência da gravidade, quando a resistência do ar igualar o peso do objeto.
Os paraquedas são projetados para aumentar a resistência do ar, de forma que a aceleração da pessoa ou objeto em queda cesse mais rapidamente, limitando assim a velocidade terminal a um nível seguro.
Como referenciar: Porto Editora – velocidade terminal na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-28 23:15:13]. Disponível em