Verão Azul

Série televisiva espanhola criada por Antonio Mercero em 1981. Intitulada originalmente Verano Azul, foi interpretada por António Ferrandis, Maria Garralón, Pilar Torres, Cristina Torres, Juanjo Artero, José Luís Fernandez, Gerardo Garrido, Miguel Ángel Valero e Miguel Joven.
A história é passada em Nerja, Málaga, rodada em cenários naturais, seguindo as aventuras e descobertas vividas durante as férias de verão por um grupo de jovens amigos de diversas idades. Dirigido a um público familiar, cada episódio aborda temas como o companheirismo, a ecologia, o despertar da sexualidade ou a morte.
As personagens juvenis centrais eram: os mais pequenos Tito (Miguel Joven) e Piranha (Miguel Ángel Valero); as raparigas Beatriz (Pilar Torres) e Desi (Cristina Torres); e os rapazes Pancho (José Luís Fernandez), Javi (Juanjo Artero) e Quique (Gerardo Garrido). Os adultos mais importantes eram Chanquete (António Ferrandis), um velho pescador que vivia num barco, e Júlia (Maria Garralón), uma pintora.
Grande sucesso em Espanha, foi também exibida em Portugal na década de 80, ficando na memória dos telespectadores, particularmente o genérico inicial em que o grupo de amigos assobia o tema musical da série enquanto anda de bicicleta.
Como referenciar: Verão Azul in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-24 07:19:55]. Disponível na Internet: