Vicki Baum

Escritora austríaca, Hedwig Baum nasceu a 24 de janeiro de 1888, em Viena. Oriunda de uma família de etnia judaica, cresceu num ambiente burguês, tendo, por exemplo, começado a aprender a tocar harpa aos oito anos de idade. Publicou as suas primeiras histórias aos catorze. Estudou Música no Conservatório durante seis anos.
Em 1914 casou com um jornalista mas, se o casamento foi de curta duração, permitiu a Vicki Baum tomar contacto com a vida cultural de Viena. Após o divórcio foi viver para a Alemanha, trabalhando como intérprete de harpa numa orquestra e como professora de Música no Liceu de Darmstadt.
Aquando da Primeira Guerra Mundial, foi durante algum tempo enfermeira, casando, em 1916, com o regente de orquestra Richard Lert, o seu melhor amigo de infância. Abandonou a música como profissão e passou a acompanhar o marido nas suas digressões de cidade em cidade. Em 1926 foi para Berlim, onde se tornou editora na reputadíssima companhia editorial Ullstein-Verlag e, em 1929, publicou o seu primeiro romance de envergadura, Menschen Im Hotel (O Grande Hotel). Vicki Baum tinha aceite um emprego como criada num hotel, durante seis semanas, para recolher material para o seu romance, em que as personagens são descritas ao ínfimo detalhe. Nesse mesmo ano, adaptou-o para o teatro, constituindo um enorme sucesso. A versão inglesa fez furor nos palcos de Nova Iorque no início da década de 30, e logo a indústria cinematográfica de Hollywood se mostrou interessada na obra. A película que daí resultou ganhou um Óscar da Academia na categoria de Melhor Filme.
Ainda na década de 30, Vicki Baum emigrou com a família para os Estados Unidos da América, tornando-se argumentista ao serviço dos estúdios de Hollywood. Os seus livros foram banidos na Alemanha Nacional-Socialista. A partir de 1941, Vicki Baum dedicou-se a reescrever toda a sua obra na língua inglesa.
Faleceu a 29 de agosto de 1960, em Hollywood, vítima de leucemia.
Como referenciar: Vicki Baum in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-13 21:34:08]. Disponível na Internet: