Vidal de La Blache

Geógrafo francês nascido em 1845 e falecido em 1918. Professor da Escola Normal Superior de Paris desde 1878, ocupou a cátedra de Geografia na Sorbonne a partir de 1898. Influenciado pela corrente filosófica historicista, esteve na origem de uma nova corrente geográfica, o Possibilismo. Segundo esta corrente, que se opunha ao Determinismo, o Homem era considerado um ser ativo e não passivo, dispondo de uma gama de possibilidades oferecidas pelo meio que podia selecionar, livre e conscientemente, de acordo com as suas necessidades para o dominar.
Considerado o fundador da escola regional francesa, sob a sua influência, o objetivo do trabalho geográfico passa a ser o estudo da região, considerada como uma área onde se realizam as combinações particulares de fenómenos físicos e humanos e que se caracteriza por uma paisagem única. Influenciou um grande número de discípulos em França, na Europa e até nos Estados Unidos da América.
Da sua obra destaca-se: Tableau de Géographie de la France e a fundação da revista Annales de Géographie, ainda hoje publicada.
Como referenciar: Porto Editora – Vidal de La Blache na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-05 08:20:04]. Disponível em