videocassete

A videocassete permite, através de um gravador, registar imagens e som a partir da televisão e é, desse modo, um instrumento que veio libertar o público da ditadura dos horários televisivos, assim como dar a hipótese de não se perder um programa só porque nesse momento se está a ver outro canal. Mas a videocassete tem muitas outras qualidades, tanto ligadas a momentos de lazer como de estudo, trabalho ou, até, divulgação de publicidade.
O primeiro aparelho de gravação vídeo apareceu em abril de 1956 numa convenção norte-americana de emissoras de rádio e televisão. A 30 de novembro desse mesmo ano a CBS utilizou pela primeira vez uma gravação em vídeo numa emissão televisiva, ao retransmitir um noticiário três horas depois de ter ido para o ar em direto.
O primeiro gravador vídeo era um Ampex VR-1000, que gravava a preto e branco. Os gravadores vídeo só ficaram acessíveis ao grande público, em 1972, quando a Sony lançou um aparelho que utilizava cassetes U-Matic, um dos formatos mais antigos do mercado. A cassette mais popular hoje em dia é a de sistema VHS, que bateu a concorrente Betamax, num disputado duelo que começou logo em 1975, no advento da era vídeo. A Sony argumentava que o sistema Betamax era melhor, mas a JVC apresentava o VHS como a opção indicada.
A Sony ainda manteve durante uns anos a sua aposta, mas, em janeiro de 1988, foi forçada a aderir ao VHS, em consequência da clara inclinação do público para este sistema. A partir daí, as cassetes Betamax entraram num processo irreversível de declínio, desaparecendo do mercado.
O sistema VHS, onde as videocassetes mais comuns têm a duração de 120, 180 e 240 minutos, reinou por completo nas décadas de 80 e 90. No final de última década do século XX começaram a sentir-se os efeitos da concorrência do DVD (Digital Versatile Disc). Em 2002 generaliza-se a utilização de leitores de DVD vídeo e, em 2004, começam a ser comercializadas versões acessíveis de gravadores de DVD vídeo. A edição em formato VHS deixou de ter peso no mercado, o DVD vídeo assumiu todas as funções das videocassetes.
Como referenciar: videocassete in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-14 21:18:20]. Disponível na Internet: