Vila Nova de Cerveira

Aspetos Geográficos
O concelho de Vila Nova de Cerveira, do distrito de Viana do Castelo, localiza-se na Região Norte (NUT II), no Minho-Lima (NUT III). Enquadrado entre o rio e a montanha, situa-se junto da margem esquerda do rio Minho, a 37 km de Viana do Castelo e 108 do Porto. Separado de Espanha pelo rio, tem como vizinhos os concelhos de Valença a nordeste, Paredes de Coura a este, Ponte de Lima e Caminha a sul.
Ocupa uma área de 108,6 km2 e abrange 15 freguesias: Campos, Candemil, Cornes, Covas, Gondar, Gondarém, Lovelhe, Loivo, Mentrestido, Nogueira, Reboreda, Sapardos, Sopo, Vila Meã e Vila Nova de Cerveira. Em 2005, o concelho apresentava 8821 habitantes.
O natural ou habitante de Vila Nova de Cerveira denomina-se cerveirense.
No rio Minho, em frente a Cerveira encontram-se duas ilhas, a dos Amores e a da Boega.

História e Monumentos
Dos muitos monumentos deste concelho, é a fortaleza, agora transformada numa pousada, que mais chama a atenção. Salienta-se também o pelourinho do século XVI; a imponente Igreja Matriz, com fachada e arranjos do século XIX; a Capela da Misericórdia; a Capela da Nossa Senhora da Ajuda, de 1650; o Solar dos Castros (ou dos Maldonados), datado do século XVIII.
Nas várias freguesias encontram-se outros monumentos importantes, com destaque para o Convento de S. Paio, no monte da Encarnação, e para a capela românica de Santa Luzia, na freguesia de Campos. De interesse são as ruínas de uma ermida que coroam um monte sobranceiro à cidade, o monte do Picoto.
Vila Nova de Cerveira tem sido apelidada de "Vila das Artes" devido à exposição internacional que aí se realiza, a Bienal de Arte de Cerveira. A Casa do Artista e as Oficinas de Arte oferecem, neste local, condições de investigação e intercâmbio internacional nas mais diversas áreas da cultura. Além disso, no Museu de Arte Contemporânea da Bienal de Cerveira, onde estão representados artistas portugueses e estrangeiros, pode acompanhar-se a evolução das Artes Plásticas nos últimos 25 anos.

Tradições, Lendas e Curiosidades
Celebram-se em Vila Nova de Cerveira as festas concelhias, no primeiro domingo de agosto, sendo o feriado municipal a 1 de outubro.
Nesta vila existe um ferry-boat que serve como meio de transporte para o outro lado do rio Minho, para Espanha.
O monte do Picoto serviu de fonte de inspiração para lendas de mouras encantadas escondidas em grutas à espera do seu príncipe salvador.

Economia
Na base da economia deste concelho está a tradicional agricultura minhota, dominada pela policultura e acompanhada da criação de gado, que suporta algumas indústrias de laticínios. As indústrias da cerâmica e das madeiras contribuem também para a economia desta região, assim como a cada vez mais conhecida e visitada Bienal de Vila Nova de Cerveira que aposta na afirmação cultural deste concelho e no desenvolvimento do turismo. A pesca de rio continua ainda a ser um dos recursos económicos das gentes de Vila Nova de Cerveira.
Como referenciar: Vila Nova de Cerveira in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-09 05:25:45]. Disponível na Internet: