voto eleitoral

O voto é a forma contemporânea através da qual, pela eleição ou pelo referendo, os governados podem manifestar a sua vontade relativamente à forma como o poder político é exercido pelos governantes.

Na eleição, a escolha dos governantes é feita através dos votos de uma pluralidade de pessoas.

Numa eleição ou num referendo, o voto de cada cidadão tem valor somado aos dos restantes eleitores e enquanto mostre uma posição do conjunto dos eleitores ou de parte considerável destes.
O direito de voto pode ser atribuído a grupos restritos ou à totalidade da população.

No século XIX, o exercício do direito de voto é reservado ao grupo dos cidadãos de sexo masculino com meios de fortuna suficientes (sufrágio censitário).

O direito de voto alarga-se, até metade do século XX, a todos os cidadãos a partir de um certo grau de instrução (sufrágio capacitário).

Nos Estados desenvolvidos, o direito de voto é generalizado, a partir da segunda metade do século XX, à generalidade dos cidadãos, a partir de um certo limite de idade (sufrágio universal).

Como referenciar: voto eleitoral in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-25 22:11:43]. Disponível na Internet: