Artigos de apoio

walkman®
O walkman<sup>®</sup>, marca registada da sociedade japonesa Sony Corporation, é um leitor portátil de cassetes lançado, pela primeira vez, por aquela empresa no verão de 1979.

Existem duas versões relativas à invenção do walkman<sup>®</sup>. Uma delas relata que foi Akio Morita, mítico fundador da Sony, que pediu aos engenheiros desta empresa para criarem um sistema em miniatura para ouvir música. A outra, e segundo a biografia do próprio Akio Morita, refere que o walkman<sup>®</sup> terá surgido como consequência de um facto curioso: Masaru Ibuka, outro dos fundadores da Sony, visitava regularmente os laboratórios de investigação da empresa japonesa. Numa dessas visitas, mostrou-se insatisfeito com o facto de não poder levar as suas músicas favoritas nas viagens de avião, para quebrar a monotonia. Este queixume despertou a atenção de Shizuo Takashino, um engenheiro da empresa. Usando um dos gravadores de reportagem da firma, retirou-lhe os mecanismos de gravação e o altifalante, colocando no espaço vazio um amplificador estereofónico. A isto juntou dois auscultadores leves e revestidos por dois pedaços de esponja.

Este pequeno aparelho implementou uma verdadeira revolução. As pessoas tiveram que se posicionar melhor face à tecnologia e, para além disso, este invento fez surgir um certo conceito de individualidade. Na verdade este objeto que passa sons, também constituiu uma barreira ao som, neste caso à comunicação, porque quem os utiliza normalmente não gosta de ser interrompido, enquanto ouve solitariamente a sua música. Aliás, Akio Morita, ainda na sua biografia, não teve problemas em revelar que a Sony teve dúvidas em relação ao lançamento do walkman<sup>®</sup>, precisamente por ser um aparelho que poderia dar uma imagem de egoísmo.

Assim sendo, o primeiro modelo tinha duas entradas de auscultadores e um botão alaranjado que permitiam que o som também chegasse a um segundo ouvinte.

Nos Estados Unidos da América, este novo aparelho, o TPS-L2, começou por ser divulgado com a denominação de "Soundbout", mas rapidamente se tornou conhecido com a designação de walkman<sup>®</sup>, um nome que foi patenteado pela empresa.

O aparelho que inaugurou a "era da eletrónica pessoal" revelou-se desde início um sucesso incontornável de vendas, mesmo sem a inclusão do botão alaranjado nos outros aparelhos produzidos.

Na verdade, o crescimento das vendas refletiu, durante décadas, o sucesso da economia japonesa, com o recurso inquestionável à miniaturização dos componentes. O preço dos walkman<sup>®</sup> também veio a ser reduzido drasticamente ao longo dos anos e a estar acessível a um maior número de pessoas. Ainda hoje em dia, este aparelho continua a ser identificado com a Sony, sendo, talvez, o seu produto historicamente mais popular.
Como referenciar: walkman® in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-10-19 11:58:47]. Disponível na Internet: