Wall-E

Filme de animação realizado pelo norte-americano Andrew Stanton. É o nono filme dos Estúdios Pixar, responsáveis por êxitos como Toy Story , Monsters, Inc.( Monstros e Companhia ) ou Finding Nemo ( À Procura de Nemo ).
O filme conta-nos a história de como, há 700 anos, o planeta Terra ficou completamente imerso em poluição devido ao lixo acumulado pela Humanidade. Para resolver a situação, a maior empresa do mundo decide mudar toda a população mundial para uma estação espacial chamada Axiom. O objetivo era que a população mundial passasse cinco anos a bordo dessa estação e que voltasse para a Terra assim que esta fosse limpa e se tornasse habitável novamente. Essa limpeza seria feita por robots denominados Wall-E ( Waste Allocation Load Lifters – Earth-Class ). Mas a verdade é que nem os robots conseguem suportar as péssimas condições do planeta resultantes da poluição excessiva e, eventualmente e um a um, deixam de funcionar.
No entanto, há um Wall-E que continua a fazer aquilo para que foi programado. E durante 700 anos recolhe lixo ininterruptamente e sozinho. Ao longo desse tempo, Wall-E acaba por desenvolver personalidade e consciência. Durante as operações de limpeza, o robot vai encontrando alguns objetos, outrora pertencentes aos humanos e que ele passa a guardar religiosamente, tal como um cubo mágico, um vídeo leitor de cassetes e um filme, Hello, Dolly!, que ele vê repetidamente.
Para além destes objetos, Wall-E tem como companhia as duas únicas formas de vida que restam no planeta: uma barata de estimação chamada Hal e uma pequena planta.
Entretanto, e passados tantos anos, a estação espacial Axiom decide enviar um robot para averiguar as condições do planeta. A sua missão é detetar alguma forma de vida vegetal que prove que a Terra é, de novo, habitável. O robot encarregado da missão é um robot feminino chamado Eve (Eva) por quem Wall-E se apaixona. Quando Eva tem de voltar à estação espacial, Wall-E segue-a. A partir daqui várias peripécias se sucedem com Wall-E, Eva, os robots da Axiom e os seres humanos.
Andrew Stanton foi o realizador e também o argumentista do filme. A ideia para o filme tinha já alguns anos (era anterior a Toy Story , de 1995), mas Stanton esperou até que o pudesse fazer da forma correta, com os efeitos especiais adequados.
O filme teve ótimas críticas e recebeu vários prémios: o óscar da Academia de Artes e Ciências de Hollywood, um Globo de Ouro e um Prémio Bafta, todos na categoria de Melhor Filme de Animação. Ganhou também um Grammy, na categoria de Melhor Canção Original para Cinema, com o tema “Down to Earth”.

Como referenciar: Wall-E in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-16 22:35:17]. Disponível na Internet: