WAP

(Wireless Application Protocol)
É o resultado de uma iniciativa conjunta das empresas Unwired Planet (atualmente denominada Phone.com), Motorola, Nokia e Ericsson, com vista ao desenvolvimento de uma norma padrão global que permita o acesso a serviços baseados na Internet através de dispositivos de comunicação móveis.
Para esse propósito, estas companhias fundaram em junho de 1997 a WAP fórum, publicando a arquitetura para o protocolo WAP no mês de setembro do mesmo ano. Em maio de 1998 foi finalmente anunciado o lançamento da versão 1.0 do WAP.
O protocolo WAP é uma especificação que permite que os usuários alcancem a informação rapidamente e de forma segura através de aparelhos como telefones móveis e pagers, suportada pela maioria das redes de telecomunicações móveis.
O WAP é também suportado por todos os sistemas operativos projetados especificamente para dispositivos portáteis, como sejam o PalmOS, o EPOC, o Windows CE, o FLEXOS, o OS/9 e o JavaOS.
Através desta tecnologia, torna-se possível aceder, através de um telemóvel e de forma interativa, a serviços como o e-mail, serviços de informação de trânsito, meteorologia, desporto e notícias, ou mesmo fazer transações de comércio eletrónico.
Como referenciar: WAP in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-24 00:39:36]. Disponível na Internet: