Artigos de apoio

Warren E. Buffett
Milionário norte-americano, Warren Edward Buffett nasceu a 30 de agosto de 1930, em Omaha, no estado do Nebraska. O pai era corretor na bolsa e congressista.
Desde criança, Warren interessou-se sempre por negócios e dedicava-se a diversas atividades onde pudesse ganhar dinheiro. Aos onze anos, já tinha comprado as suas primeiras ações na bolsa.
Entretanto, foi morar para Washington e começou a ganhar dinheiro como ardina. Com o dinheiro que juntou, aos 14 anos comprou um terreno no Nebraska para poder cobrar rendas.
Aos 19 anos, trabalhou num jornal de Lincoln, para onde entretanto tinha ido estudar, dirigindo várias equipas de ardinas. Foi quando estudava na Universidade do Nebraska que aos 20 anos travou conhecimento com a obra de Benjamin Graham, que viria ser o mentor das suas estratégias de investimento.
Em 1951, licenciou-se, mas por ser considerado demasiado novo foi recusada a sua admissão na conceituada Universidade de Harvard. Mais tarde, já quando estudava Economia na Universidade de Nova Iorque, teve a oportunidade de trabalhar com o seu ídolo, Benjamin Graham. Ofereceu-se para trabalhar de borla com ele na bolsa, mas Graham recusou. Warren acabou por ficar empregado na corretora do pai.
Em 1952 casou com Susie Thompson. O casal passou por algumas dificuldades financeiras, o que obrigou Buffett a dar aulas à noite na Universidade de Omaha.
Entretanto, mudaram-se para Nova Iorque porque Garham finalmente o chamou para trabalhar consigo.
Aos 27 anos, através de várias parcerias, investiu em ações na bolsa o dinheiro que tinha poupado na infância e juventude. Um dos primeiros grandes negócios aconteceu em 1962, quando investiu na Berkshire Hathaway, uma fábrica têxtil de New Bedford. Com o capital desta empresa apostou noutras áreas de interesse, entre as quais o ramo dos seguros, e começou a multiplicar o dinheiro. A partir daqui apostou em ações de empresas sólidas que estavam numa situação de sobrevalorização. Aconteceu isso com a Coca-Cola e a American Express. Buffet tornou-se então um dos homens mais ricos dos Estados Unidos da América e ostentou o título de maior investidor do país.
Apesar de na década de 60 do século XX ter criado a Fundação Buffett, dedicada especialmente ao planeamento familiar, Warren E. Buffett é conhecido por ser muito agarrado ao dinheiro.
Ainda hoje vive numa velha casa que comprou há mais de 40 anos por uma ninharia, não tem motorista e come em restaurantes baratos. Se empresta dinheiros aos filhos, eles têm de assinar papéis em que se comprometem a pagar.
Apesar de se ter separado da mulher em 1976, ela continuou a estar presente na sua vida, nomeadamente através dos negócios, onde sempre foi uma parceira ativa.
Warren Buffett publicou vários livros, em parceria com outros escritores, entre os quais The Intelligent Investor (1985), Essays of Warren Buffett: Lessons for Corporate America (1998), Damn Right!: Behind the Scenes with Berkshire Hathaway Billionaire Charlie Munger (2000) e From Butler to Buffett: The Story Behind the Buffalo News (2004).
Como referenciar: Warren E. Buffett in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-04-26 07:12:40]. Disponível na Internet: