Washington

Aspetos Geográficos
Cidade e capital dos Estados Unidos da América, Washington D.C. situa-se nas margens do rio Potomac, local escolhido pela sua beleza natural e pela probabilidade de o rio se vir a tornar um importante meio de comunicação. Com 177 km2 de superfície, Washington está rodeada pelos estados de Maryland e de Virgínia. A cidade inclui também duas ilhas: Theodore Roosevelt e Columbia. Tem uma população de aproximadamente 606 900 pessoas (2006), embora a sua área metropolitana albergue cerca de 4 milhões de habitantes.
História e Monumentos
A cidade foi planeada pelo major Pierre Charles L'Enfant e batizada oficialmente pelo presidente George Washington (o primeiro dos EUA) a 9 de setembro de 1791. O "D.C." que surge a seguir ao seu nome refere-se a "District of Columbia", o distrito federal que coexiste com a cidade, e serve para a distinguir do estado com o mesmo nome. A Casa Branca (residência oficial do presidente) foi o primeiro edifício público a ser construído na cidade. Em 1814, Washington foi incendiada por forças britânicas. A cidade era relativamente pequena até que se deu uma significativa expansão a partir de 1861 na sequência da guerra civil. Em 1968, como consequência do assassinato de Martin Luther King, a cidade foi saqueada e diversos edifícios foram queimados, deixando estes tumultos marcas indeléveis na cidade. A National Mall é uma área aberta no centro da cidade onde existem diversos monumentos dedicados a líderes americanos (Jefferson Memorial, Lincoln Memorial, etc.), que giram à volta do central Monumento a Washington. Esta área une ainda dois dos mais emblemáticos edifícios norte-americanos: a Casa Branca e o Capitólio. Entre muitos outros monumentos, destacam-se o Instituto Smithsonian (que inclui diversos museus) e a Biblioteca do Congresso (que guarda alguns dos mais importantes documentos da história do país).
Aspetos Turísticos e Curiosidades
É um dos principais destinos turísticos do país, graças aos seus monumentos, particularmente representativos da história dos EUA. O ambiente é bastante cosmopolita, fruto das suas embaixadas e das centenas de organizações internacionais que ali se sediam. Outros pontos de interesse são o Arena Stage, a Catedral de São Mateus e a Catedral Nacional de Washington. Para além da sua importância política, Washington possui ainda elevada pujança ao nível da comunicação social e da educação.

Economia
Uma importante parte do desenvolvimento da cidade deve-se naturalmente aos organismos federais aí presentes, geradores de emprego e de numerosas organizações e empresas ligadas à administração e ao direito. Em termos de área útil de escritórios, a cidade fica em terceiro lugar a nível nacional, apenas suplantada por Nova Iorque e Chicago. É também uma cidade muito ativa em termos de comunicação social, com forte presença de rádios, televisões e jornais, destacando-se a este nível o conhecido Washington Post. É ainda um local popular para a produção de filmes e séries de televisão. Possui uma grelha de estradas à volta do Capitólio, de onde irradiam algumas avenidas. Os transportes públicos são bons, incluindo metropolitano, autocarros e comboios. É ainda servida por três aeroportos principais: um em Maryland e dois na Virgínia.
Como referenciar: Washington in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-12-01 15:17:40]. Disponível na Internet: