Wellington

Aspetos Geográficos
Capital e segunda maior cidade da Nova Zelândia, Wellington localiza-se no centro geográfico do país, mas correspondendo à costa sudoeste da ilha do Norte. Construída numa encosta íngreme e batida pelos ventos, para além da sua intensa atividade sísmica, fica junto ao estreito de Cook, passagem que separa as ilhas do Norte e do Sul. É a capital mundial situada mais a sul. Possui cerca de 450 000 habitantes (2006).
História e Monumentos
A cidade foi fundada em 1840 pela Companhia da Nova Zelândia, uma organização britânica destinada a promover o desenvolvimento do país. O seu nome deriva do Duque de Wellington (1769-1852), herói militar e primeiro-ministro britânico que apoiava a companhia. Em 1848, foi afetada por uma série de terramotos, que se repetiram em 1855. Em 1865, tornou-se a capital do país, substituindo Auckland, a maior cidade. Muitos dos seus principais monumentos datam da era vitoriana, incluindo o Parlamento (de 1877), a Universidade Vitória (1897), a Igreja de Saint-Paul, a Catedral (1866) e o Thistle Inn (1860).
Aspetos Turísticos e Curiosidades
O seu centro compacto alberga uma movimentada vida noturna, recheada de cafés e de eventos artísticos, superior às de cidades de dimensão similar. O seu porto e as colinas verdejantes adjacentes dão-lhe um charme muito particular, completado pelas casas coloniais dos subúrbios. Alberga o Museu da Nova Zelândia, a Orquestra Sinfónica Neo-Zelandesa, o Ballet Real da Nova Zelândia e a Bienal Internacional de Arte, entre outros. É também o centro da emergente indústria cinematográfica neo-zelandesa, impulsionada por Peter Jackson e pelo seu filme "O Senhor dos Anéis". É uma das cidades com melhor qualidade de vida do mundo.

Economia
Centro administrativo, cultural e financeiro do país, a cidade produz equipamentos de transporte, máquinas, produtos metálicos, têxteis e publicações, entre outros. O crescimento económico recente tem sido significativo, nomeadamente nos setores do turismo, biotecnologia, moda e cinema. É servida pelo aeroporto internacional de Wellington.
Como referenciar: Porto Editora – Wellington na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-06-17 22:49:05]. Disponível em