Wes Anderson

Realizador e argumentista norte-americano, Wesley Wales Anderson nasceu a 1 de maio de 1969, em Houston, Texas.
A sua paixão pelo cinema surgiu cedo. Ainda era criança quando criava os seus próprios filmes feitos com câmara super 8. Formou-se na Universidade do Texas, em Austin, em Filosofia, e trabalhou como argumentista numa estação de televisão local.
Juntamente com o seu amigo dos tempos da universidade, o ator e escritor Owen Wilson, escreveu e dirigiu a sua primeira curta-metragem a preto e branco, intitulada Bottle Rocket, em 1994, que foi apresentada no Festival de Cinema de Sundance, onde obteve grande sucesso. Anderson ganhou o prémio de melhor novo realizador nos prémios de cinema da MTV. Dois anos depois, realizou a versão em longa-metragem da mesma comédia com argumento escrito em parceria com Owen Wilson. O seu filme seguinte foi Rushmore (Gostam Todos da Mesma, 1998), onde assinou o argumento novamente a meias com Owen Wilson. Uma comédia romântica com Bill Murray, Olivia Williams, Brian Cox e Jason Swartzman nos principais papéis, que foi aclamada entusiasticamente pela crítica e recebeu prémios de alguns festivais, incluindo o prémio Independent Spirit para melhor realizador.
Em 2001, realizou The Royal Tenenbaums (Os Tenenbaums - Uma Comédia Genial), com argumento escrito juntamente com o seu parceiro de sempre Owen Wilson e um elenco de luxo composto por Gene Hackman, Angelica Huston, Gwyneth Paltrow e Ben Stiller, entre outros. Uma comédia sobre uma família estranha e intelectual de Manhattan com filhos prodígios e um pai com uma doença terminal. Foi nomeado para o Óscar de melhor argumento original e fez grande sucesso junto do público e da crítica.
Realizou depois The Life Aquatic with Steve Zissou (Um Peixe Fora de Água, 2004), onde trabalhou com Bill Murray e Owen Wilson, Cate Blanchett, Angelica Huston, Willem Dafoe, Jeff Goldblum, Michael Gambon e o brasileiro Seu Jorge. Trata-se de uma comédia de aventuras sobre Steve Zissou (Bill Murray), um oceanógrafo persistente que procura um tubarão extremamente raro com a sua excêntrica equipa que inclui um piloto e admirador, que pensa ser filho do oceanógrafo, uma jornalista responsável pela cobertura da expedição e outras figuras bizarras.
Como referenciar: Wes Anderson in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-11 15:04:12]. Disponível na Internet: