Wes Craven

Realizador, argumentista e produtor norte-americano, Wesley Earl Craven nasceu a 2 de agosto de 1939, em Cleveland, Ohio.
Estudou Literatura Inglesa e Filosofia no colégio Wheaton, em Illinois e, em 1964, forma-se em literatura e psicologia na Universidade J. Hopkins, em Baltimore.
Foi professor de Literatura e motorista de táxi, após o que trabalhou como supervisor do departamento de documentários numa companhia de pós-produção em Nova Iorque. Em 1971, co-realiza com Sean S. Cunningham o filme Together. De seguida, realiza e assina o argumento do filme de terror The Last House on the Left (1972), que fez muito sucesso, sendo considerado um clássico dos filmes de terror. Só volta ao grande ecrã em 1977, para realizar o thriller The Hills Have Eyes, que também recebe boas criticas, ganhando o prémio da crítica do Festival de Cinema de Sitges.Realiza depois Deadly Blessing (A Bênção do Anjo Negro, 1981), Swamp Thing (1982) e, em 1984, A Nightmare on Elm Street (Pesadelo em Elm Street), um dos seus filmes mais populares, sobre o terrível assassino de crianças Freddy Krueger, que surge nos seus pesadelos, e pelo qual recebe o prémio de melhor filme do Festival de Cinema de Avoriaz. No ano seguinte, faz a sequela The Hills Have Eyes - Part II. Em 1985, realiza vários episódios para a famosa série de terror The Twilight Zone e, em 1986, realiza Deadly Friend (O Amigo Mortal), baseado no romance de Diana Henstell. Segue-se The Serpent and the Rainbow (A Maldição dos Mortos-Vivos, 1988), baseado no livro de Wade Davis, sobre um antropologista (Bill Pullman) que vai para o Haiti para investigar rumores sobre uma droga usada em magia negra que transforma pessoas em zombies. Faz depois Shocker (100 000 Volts de Terror, 1989); The People Under the Stairs (Os Prisioneiros da Cave, 1991); New Nightmare (O Novo Pesadelo de Freddy Krueger, 1994), a única das seis sequelas da série que Craven realiza, fazendo também de si próprio a ser atormentado por Freddy Krueger, que pretende matar os seus criadores e os atores do primeiro filme.
Em 1995, realiza Vampire in Brooklyn (Vampiro em Brooklyn), com Eddie Murphy e Angela Bassett nos principais papéis e, no ano seguinte, realiza Scream (Gritos), sobre um serial killer psicopata que tenta matar uma adolescente (Neve Campbel). Faz depois duas sequelas deste filme: Scream 2 (Gritos 2, 1997) e Scream 3 (Gritos 3, 2000). A trilogia foi um fenómeno de sucesso junto das camadas jovens.
Em 1999, Craven faz uma incursão por outro género com o drama Music of the Heart (Melodia do Coração), com Meryl Streep, Angela Bassett e Aidan Quinn, baseado na história real de uma professora de música e esposa abandonada que ensinou crianças do Harlem a tocar violino e a conviver com os grandes compositores, afastando-as da criminalidade e da droga. Em 2004, realiza Cursed, um filme de terror sobre três jovens que são mordidos por um lobisomem e ficam amaldiçoados.
Como referenciar: Wes Craven in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-01 04:34:59]. Disponível na Internet: