Wikipedia

Enciclopédia online multilingue, lançada a 15 de janeiro de 2001.

A primeira versão da Wikipedia foi criada por Jimmy Wales e Larry Sanger, apenas em inglês, e com o objetivo de criar um complemento menos profissional e aberto a todos os utilizadores de uma outra enciclopédia online, também de acesso gratuito, mas elaborada por profissionais - a "Nupedia". No entanto, em pouco tempo o formato da Wikipedia reuniu um importante e crescente número de utilizadores, levando ao gradual desinteresse e inevitável abandono do projeto Nupedia em setembro de 2003.

É suportada pela Wikimedia Foundation, uma fundação americana sem fins lucrativos, sediada em São Petersburgo, Califórnia, que zela também por outros projetos de conteúdo livre como o "Wiktionary", "Wikiquote", "Wikibooks", "Wikispecies", ou "Wikinews", para destacar apenas alguns.
Atualmente a Wikipédia compreende perto de 30 milhões de artigos, em mais de 260 idiomas, graças ao trabalho de inúmeros voluntários em todo o mundo que, trabalhando em colaboração, os escreveram.

Para tal, a enciclopédia recorre a algo chamado "MediaWiki", um software desenvolvido por um programador e então estudante alemão chamado Magnus Manske.

Graças ao MediaWiki, os colaboradores da Wikipedia podem desenvolver "wikis", conjuntos de páginas interligadas de acordo com as informações que contêm, que podem ser acrescentadas ou modificadas por qualquer utilizador com acesso à Internet, recorrendo apenas a um navegador (browser) comum, sem necessidade de sequer compreender a linguagem HTML.

Para além da redação dos artigos propriamente ditos, a colaboradores de confiança são ainda confiadas tarefas como a correção de imprecisões, revisão de erros ortográficos, eliminação de vandalismos, tradução de artigos, entre muitas outras.

A edição em língua portuguesa foi lançada em junho de 2001, e foi a quinta versão da história da Wikipedia; atualmente, esta edição conta com mais de 900 mil artigos diferentes.

Apesar do seu vasto conteúdo, que a torna a mais extensa enciclopédia da atualidade, a Wikipedia tem sido alvo de críticas em relação ao rigor das informações que contém: por um lado, a forma como funciona deixa a obra permanentemente sujeita a vandalismos, como a introdução deliberada de informações incorretas nos artigos; por outro, sendo escrita por qualquer utilizador, sem necessidade de este comprovar os seus conhecimentos, surgem acusações de que determinados artigos são dados como corretos apenas por uma questão de unanimidade ou concordância entre os colaboradores que os redigem.

Como referenciar: Wikipedia in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-23 23:54:17]. Disponível na Internet: