William Odling

Químico britânico, William Odling nasceu em 1829 e faleceu em 1921. Levou a cabo investigações sobre a relação das massas atómicas e as suas propriedades químicas ao longo da tabela periódica. Odling propôs uma tabela periódica extremamente semelhante à primeira tabela de Dimitri Ivanovich Mendeleyev.
Na sua tabela, Odling dispôs os elementos por ordem crescente do seu peso atómico, deixando espaços vazios para os elementos que se viessem a descobrir.
Odling chegou a resolver o problema do Telúrio (Te) e situou corretamente o Mercúrio (Hg) e a Platina (Pt), descobertas estas que Mendeleyev falhou na sua primeira tentativa de elaboração da tabela periódica.
No entanto, Odling teve pouco reconhecimento pelos seus trabalhos, uma vez que correram suspeitas de que este, como secretário da Sociedade de Química de Londres, contribuíra para o descrédito do químico John Reina Newlands, que queria ver a sua tabela periódica publicada.
Como referenciar: Porto Editora – William Odling na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-25 22:06:14]. Disponível em