William Petty

Médico e estatístico inglês, nasceu a 26 de maio de 1623, em Hampshire, e morreu a 16 de dezembro de 1687, em Londres. Estudou Medicina nas universidades de Leiden, Paris e Oxford, foi médico e professor de Anatomia, um dos fundadores da Royal Society, membro do Parlamento e topógrafo na Irlanda. O levantamento feito nos estados irlandeses - que, em 1673, resultou num detalhado mapa da região - constituiu, aliás, o primeiro grande estudo topográfico realizado até então.
Embora tenha cooperado com o exército de Oliver Cromwell , William Petty recebeu, em 1661 e após a restauração da monarquia, o título de Sir concedido pelo rei Carlos II. No ano seguinte publicou a sua obra mais famosa, Treatise of Taxes and Contributions, onde colocou em discussão o papel do Estado na economia do país. São também da sua autoria, entre outros, os livros Verbum Sapienti (1664), Political Arithmetick (1690), The Political Anatomy of Ireland (1691) e Quantulumcunque Concerning Money, 1682 (1695).
Considerado um pioneiros em estatística comparativa, Petty foi o criador de conceitos ainda hoje utilizados na área da Economia; propôs a criação de uma empresa de Estatística Central, que registasse não só os batismos, casamentos e mortes, mas também outros dados como a tipologia das casas habitadas, o n.º de membros das famílias, idades, ocupações, entre outros; e sugeriu a elaboração de Tabelas de Sobrevivência (life tables), com base nas taxas de mortalidade por grupos etários. A relação estreita assim verificada entre as probabilidades e os conhecimentos estatísticos viria a conferir uma outra dimensão à estatística, tendo-se iniciado por esta altura uma nova fase nesta área: o desenvolvimento da Inferência Estatística (a partir de uma determinada amostra pode-se estimar - ou inferir - valores sobre a população da qual se retirou a amostra).
Como referenciar: William Petty in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-17 18:43:40]. Disponível na Internet: