won da Coreia do Sul

O won é a moeda oficial da Coreia do Sul e tem por código KRW. O won é divisível em 100 jeon e é emitido pelo Banco da Coreia. Foram lançadas moedas de 1, 5, 10, 50, 100 e 500 won e notas de 1000, 5000 e 10 000 won. Não há notas nem moedas para os jeon.

A palavra won é parente das palavras yuan e iene, unidades monetárias da China e Japão, respetivamente, e todas significam "redondo", enquanto jeon significa dinheiro.
As moedas ostentam imagens de plantas, aves, barcos e personalidades locais, enquanto nas notas figuram personalidades históricas, reproduções de obras de arte, reproduções de textos literários e plantas.

As primeiras moedas que circularam na região agora ocupada pela Coreia eram de origem chinesa e surgiram por volta do século III a. C. As moedas chinesas imperaram na região até perto do ano 1000, altura em que começaram a ser fabricadas imitações destas. Em 1097, a Coreia fabricou e lançou moedas próprias originais.

Entretanto, a Coreia continuou a lançar sem grande sucesso moedas próprias pelo que teve de recorrer a importações de dinheiro da China. Só na primeira metade do século XVII teve sucesso na cunhagem de moeda e instalou mais de vinte casas da moeda no país. Entretanto, já desde 1390 que periodicamente eram emitidas notas. Desde a Idade Média que a designação para a moeda local é won, a atual, embora na época as moedas fossem idênticas às chinesas.

Quando o Japão anexou a Coreia em 1910, introduziu o uso do iene da Coreia equivalente em valor ao iene nipónico. Após a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, em 1945, os vencedores Estados Unidos da América e União Soviética lançaram o won militar na Coreia. Em 1948, o país foi dividido em Coreia do Norte e Coreia do Sul. Três anos mais tarde, a Coreia do Sul introduziu no país o won, com valor idêntico ao won militar.

Oito anos mais tarde, devido à guerra civil, a inflação disparou e o won foi substituído pelo hwan, que valia cem vezes mais. A designação won regressou em 1962, valendo cada um dez hwan. Até 1975, as duas moedas conviveram na Coreia do Sul.

Como referenciar: won da Coreia do Sul in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-19 05:37:08]. Disponível na Internet: